Da Alemanha às Américas do Norte e do Sul: Carl Landauer e as estratégias para lidar com a incerteza nas décadas de 1930 e 1940
Resumo
Carl Landauer lidou com as incertezas das décadas de 1930 e 1940 por meio de estratégias que articulavam teoria e política. Em sua perspectiva, planejamento econômico era uma estratégia para superar as incertezas da economia de mercado: uma economia planejada alcançaria um uso ótimo dos recursos e evitaria monopólios. Emigrou em 1933 como parte do processo de transferência de conhecimento da Europa para os EUA, devido à ascensão do fascismo. Na América, associou a defesa do planejamento com a democracia. Nesse ponto, a grande incerteza era a transição para uma economia pós-guerra. Landauer engajou-se em um debate crítico com o Keynesianismo e apresentou o planejamento como um instrumento capaz de garantir estabilidade econômica e pleno emprego após a guerra. Sua produção intelectual americana eventualmente chegou ao Brasil, onde o industrial Roberto Simonsen assimilou suas ideias para legitimar o planejamento econômico como instrumento para promover a industrialização e superar o atraso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Felipe Bruzzi Curi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).