Da Alemanha às Américas do Norte e do Sul: Carl Landauer e as estratégias para lidar com a incerteza nas décadas de 1930 e 1940

Autores

Resumo

Carl Landauer lidou com as incertezas das décadas de 1930 e 1940 por meio de estratégias que articulavam teoria e política. Em sua perspectiva, planejamento econômico era uma estratégia para superar as incertezas da economia de mercado: uma economia planejada alcançaria um uso ótimo dos recursos e evitaria monopólios. Emigrou em 1933 como parte do processo de transferência de conhecimento da Europa para os EUA, devido à ascensão do fascismo. Na América, associou a defesa do planejamento com a democracia. Nesse ponto, a grande incerteza era a transição para uma economia pós-guerra. Landauer engajou-se em um debate crítico com o Keynesianismo e apresentou o planejamento como um instrumento capaz de garantir estabilidade econômica e pleno emprego após a guerra. Sua produção intelectual americana eventualmente chegou ao Brasil, onde o industrial Roberto Simonsen assimilou suas ideias para legitimar o planejamento econômico como instrumento para promover a industrialização e superar o atraso.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Bruzzi Curi, Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-01-08

Como Citar

CURI, L. F. B. Da Alemanha às Américas do Norte e do Sul: Carl Landauer e as estratégias para lidar com a incerteza nas décadas de 1930 e 1940. Nova Economia, [S. l.], v. 34, n. Especial, p. 1–30, 2025. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8566. Acesso em: 22 jan. 2025.