O "Outubro" de Marx

Autores

  • João Antonio de Paula

Palavras-chave:

marxismo, o conceito de mercadoria,

Resumo

Este artigo discute um momento decisivo da crítica da economia política desenvolvida por Marx. Trata-se da escolha, algo abrupta, doconceito de mercadoria, como ponto de partida do livro Contribuição à Crítica da Economia Política, de 1859. Sabe-se que até poucos meses de entregar seu texto para o editor Marx pensava iniciar seu livro com um capítulo sobre o valor, à semelhança do que fizera Ricardo em seus Princípios. As implicações teóricas e metodológicas desta escolha são hoje bastante conhecidas. Este texto busca situar as circunstâncias e significados do conceito de mercadoria na obra de Marx.

Downloads

Publicado

2009-06-05

Como Citar

PAULA, J. A. de. O "Outubro" de Marx. Nova Economia, [S. l.], v. 18, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/501. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares