Acordo de livre comércio com a UE: a vulnerabilidade dos produtos industriais produzidos pelo Mercosul à competição européia
Palavras-chave:
acordo de livre comércio,Resumo
A União Européia e o Mercosul estão atualmente em negociação para a formação de um acordo de livre comércio. A proposta feita pelo Mercosul reflete sua estrutura de produção e de proteção, sendo conseqüentemente mais generosa no setor agrícola do que no industrial. Na realidade, as principais fragilidades competitivas dos países do Mercosul encontram-se concentradas nesses últimos bens, e a UE, por ter importante parcela de mercado nesses países, representa ameaça significativa para os produtores domésticos. Neste artigo, utiliza-se uma metodologia simples para identificar os produtos manufaturados mais vulneráveis ao crescimento das exportações européias. Consideramos que o crescimento do comércio depende da existência de complementaridade entre as duas regiões, da existência de uma margem de liberalização e que a ameaça da UE aos produtores locais é tão mais intensa quanto maior o comércio intramercosul.Downloads
Publicado
2009-06-03
Como Citar
CASTILHO, M. R. Acordo de livre comércio com a UE: a vulnerabilidade dos produtos industriais produzidos pelo Mercosul à competição européia. Nova Economia, [S. l.], v. 15, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/455. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).