Índice de Inclusão Financeira municipal: uma proposta para o território brasileiro
Resumo
Dada a crescente importância da inclusão financeira no desenvolvimento socioeconômico, este estudo busca propor um Índice de Inclusão Financeira em nível municipal para o território brasileiro, abrangendo os anos de 2016 a 2022. A análise dos dados revela que, embora tenha havido pouca mudança de 2016 a 2019, no período de 2019 a 2022 houve deterioração significativa nos níveis gerais de inclusão financeira, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Em 2022, a inclusão financeira mostrou-se ainda mais reduzida em todas as regiões do país. Os resultados destacam a necessidade de políticas públicas focadas na melhoria da inclusão financeira, considerando as disparidades regionais identificadas. O estudo contribui para a literatura ao oferecer uma ferramenta de medição multidimensional da inclusão financeira, considerando métricas de acesso, uso e potencial digital, em nível municipal, promovendo a compreensão das dinâmicas regionais e a formulação de políticas mais eficazes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gustavo Henrique Dias Souza , Valéria Gama Fully Bressan , Ana Maria Hermeto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

