Society and brain: A complementary approach to Thorstein Veblen’s conspicuous consumer based on Tibor Scitovsky’s neuropsychology
Keywords:
Thorstein Veblen, Tibor Scitovsky, consumidor conspícuo, economia institucionalAbstract
O objetivo desse artigo é apresentar a abordagem neuropsicológica de Tibor Scitovsky como complementar ao consumidor conspícuo de Thorstein Veblen. Essa aproximação é realizada através da análise da base psicológica de ambas as teorias. O consumidor conspícuo de Veblen emula a classe ociosa que consome o que pode ser compreendido como os melhores bens presentes na sociedade. Essa lógica está mais associada a um conceito de satisfação social do que a uma satisfação física. Em busca de destacar o conteúdo psicológico do consumidor conspícuo de Veblen, esse artigo apresenta a tomada de decisão desse consumidor de acordo com a lógica da filosofia pragmática norte-americana. Por sua vez, Scitovsky introduziu elementos da neuropsicologia à economia através de uma abordagem interdisciplinar, compreensível pelos economistas, em busca de uma melhor compreensão da tomada de decisão do consumidor. A abordagem psicológico-econômica de Scitovsky foi inspirada pelos estudos de Daniel Berlyne e de Donald Hebb.
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