O efeito de smart money nos fundos de investimento: o caso português

Authors

  • Júlio Lobão Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP)
  • Miguel Oliveira Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Keywords:

smart money, fundos de investimento, eficiência dos mercados financeiros, Portugal.

Abstract

O objetivo deste artigo é o de analisar a capacidade dos investidores em fundos de investimento para selecionar aqueles que apresentam rentabilidade mais elevada. Essa capacidade é denominada na literatura por efeito de smart money. A amostra utilizada diz respeito aos fundos sediados em Portugal, no período de 2003-2011. Os resultados indicam que, em geral, os investidores tiveram boa capacidade de seleção de fundos. Quando o mercado está em fase de subida (descida) de preços, os investidores têm a perícia de selecionar os fundos onde investir (desinvestir), mas não os fundos a liquidar (comprar). A intensidade do smart money parece ainda depender da categoria e da dimensão dos fundos transacionados.

Author Biographies

Júlio Lobão, Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP)

Professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Miguel Oliveira, Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Mestre em Finanças pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Published

2017-06-30

How to Cite

LOBÃO, J.; OLIVEIRA, M. O efeito de smart money nos fundos de investimento: o caso português. Nova Economia, [S. l.], v. 27, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2877. Acesso em: 23 dec. 2024.

Issue

Section

Regular Issue