A aprendizagem organizacional e suas bases econômicas
Keywords:
aprendizagem organizacional, economia baseada em conhecimento, competências organizacionaisAbstract
Este artigo objetiva apresentar os nexos teóricos que, a partir da Economia, justifiquem a importância do estudo do fenômeno da aprendizagem organizacional, mais tipicamente abordado no campo da Administração. Em um primeiro momento, são discutidas as características das economias baseadas em conhecimento e suas exigências em termos de aprendizado e desenvolvimento de competências organizacionais. Em um segundo momento, valendo-se das limitações dos pressupostos neoclássicos em relação à organização, é abordada a importância da noção de estratégia. A seguir, são apresentadas algumas das origens do conceito de competências na teoria da firma baseada em recursos e seus desdobramentos para os estudos sobre estratégia e competências. No próximo passo, são destacados os elementos conceituais referentes ao campo da aprendizagem organizacional. Finalmente, em um caminho de volta, identificam-se ligações existentes entre a vida organizacional e a abordagem econômica, principalmente nos aspectos que relacionam o conhecimento e a aprendizagem organizacionais ao desenvolvimento econômico.Downloads
Published
2013-11-14
How to Cite
AMORIM, W. A. C. de; FISCHER, A. L. A aprendizagem organizacional e suas bases econômicas. Nova Economia, [S. l.], v. 23, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2186. Acesso em: 30 jun. 2024.
Issue
Section
Regular Issue
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).