Mudanças no consumo de bens culturais no Brasil após a estabilização da moeda

Authors

  • Fábio de Sá Earp Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leda Maria Paulani FEA-USP

Keywords:

economia brasileira, estabilização monetária, padrão de consumo, bens culturais

Abstract

O objetivo do presente artigo é sugerir explicações para a clara assimetria existente entre, de um lado, a evolução global do consumo das famílias brasileiras após a estabilização da moeda e, de outro, a performance que aí têm três dos chamados “bens culturais”: o cinema, a música e o livro. Os dados mostram que, enquanto no primeiro caso temos uma trajetória claramente ascendente, nos três mercados citados, a trajetória é, no melhor dos casos, estável, e na maior parte dos casos, descendente. A explicação sugerida combina três elementos: uma mudança no padrão de consumo de bens duráveis em paralelo com o crescimento e a melhora distributiva, a mudança no tipo de sociabilidade que o novo padrão implicou e fenômenos específicos desses três mercados que elevaram o número de bens substitutos.

Author Biographies

Fábio de Sá Earp, Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Economia da UFRJ.

Áreas de Trabalho: Economia Brasileira, Economia Da Cultura, Organização Industial, História do Pensamento Econômico

Leda Maria Paulani, FEA-USP

Professora titular do Departamento de Economia e do Pós-graduação em Economia (IPE/USP) da FEA/USP.

Áreas de Trabalho: Metodologia da Economia, Economia Política, Contabilidade Social, Economia Brasileira 

Published

2014-12-16

How to Cite

EARP, F. de S.; PAULANI, L. M. Mudanças no consumo de bens culturais no Brasil após a estabilização da moeda. Nova Economia, [S. l.], v. 24, n. 3, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1335. Acesso em: 18 jul. 2024.

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Regular Issue