Trabalho qualificado na indústria e crescimento econômico: evidências para os municípios brasileiros
Resumo
A indústria brasileira tem trocado ocupações de baixa escolaridade por ocupações com alta escolaridade, tais como, ensino superior, mestrado e doutorado. Portanto, o objetivo desta pesquisa é verificar se há efeito da taxa de crescimento na demanda por mão de obra qualificada na indústria sobre a taxa de crescimento econômico nos municípios brasileiros. Como estratégia econométrica, propõe-se, além do uso de dados em painel, utilizar variáveis instrumentais (Bartik Instrument - shift-share) para tratar a endogeneidade da relação entre a taxa de crescimento do emprego na indústria e crescimento econômico. Os principais resultados indicam que a taxa de crescimento da demanda por trabalho qualificado na indústria tem efeito positivo na taxa de crescimento econômico dos municípios, bem como, gera efeitos spillovers para os setores da agricultura e serviços. As evidências também apontam que não há efeito diferencial para municípios que pertencem a regiões metropolitanas e não metropolitanas, exceto para a métrica do PIB per capita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edcleutson de Souza Silva, José Luis da Silva Netto Junior, Gustavo Henrique Leite de Castro, Luís Abel da Silva Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).