Como Keynes e suas ideias chegaram ao Brasil
Resumo
Resumo
O objetivo do artigo é mostrar que as ideais de Keynes chegaram ao Brasil para um público mais amplo. O veículo de chegada de Keynes e suas ideias foi o jornal e isso ocorreu a partir do ano de 1920. Keynes e suas posições foram amplamente divulgados nos jornais brasileiros a partir da discussão do seu livro As Consequências Econômicas da Paz, publicado em 1919. O nome de Keynes e suas ideias estiveram sempre presentes nos jornais brasileiros durante a vida profissional mais ativa (1917-1946) do economista britânico. É enganoso imaginar que as ideias de Keynes chegaram ao Brasil inicialmente para o público restrito de economistas. É também enganoso imaginar que as ideias de Keynes chegaram ao Brasil após a publicação da Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, publicada em 1936, ou ainda durante as discussões que envolveram a reconstrução monetária mundial do pós-Segunda Guerra.
Palavras-chave: Keynes, Keynes no Brasil, Keynes nos jornais .
Códigos JEL: B20, B29, B31
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Sicsu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).