A emergência do processamento submarino de petróleo e gás natural sob a perspectiva dos sistemas tecnológicos de inovação (1990-2019)

Autores

Resumo

Resumo

Este artigo explora o processo de emergência de tecnologias de processamento submarino na indústria mundial de petróleo e gás natural entre 1990-2019. O processamento submarino é constituído pelos seguintes subsistemas: compressão submarina de gás; bombeio elétrico submarino; separação submarina; tratamento e (re)injeção submarina de água e aquecimento ativo das linhas de fluxo. O quadro analítico se apoia nas funções do sistema tecnológico de inovação. As funções são analisadas a partir de dados de projetos demonstrativos, publicações científicas e patentes. Investiga-se como as interações entre as funções do sistema tecnológico se interconectam com o processo de emergência do processamento submarino nesse período. Identifica-se que as funções têm efeitos positivos para a introdução e difusão dessas novas tecnologias. O artigo contribui para o debate sobre políticas públicas e inovação em setores maduros, além de discutir o papel de países em desenvolvimento em áreas tecnológicas emergentes.

Palavras-chave: tecnologias emergentes, sistemas tecnológicos de inovação, funções dos sistemas de inovação, indústria do petróleo offshore, sistemas submarinos.

Códigos JEL: O31, O33.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Como Citar

PERETA, M. G. da S.; FURTADO, A. T.; COSTA, J. O. P. da. A emergência do processamento submarino de petróleo e gás natural sob a perspectiva dos sistemas tecnológicos de inovação (1990-2019). Nova Economia, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 539-572, 2022. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/6947. Acesso em: 8 dez. 2022.