A economia política dos governos do Partido dos Trabalhadores no Brasil (2003-2014) – instituições, ideias e os principais determinantes da política econômica
Resumo
Resumo
O artigo procura entender os principais determinantes da trajetoria política-econômica seguida pelos governos do Partido dos Trabalhadores no Brasil. O período foi caracterizado por avanços significativos nas condições sociais, mas os governos falharam em avançar reformas sociais estratégicas, em reduzir as altas taxas de juros e em adotar uma política industrial coerente. As políticas adotadas conduziram, ao final do período, a uma profunda crise econômica, um componente central do impasse político subsequente. O artigo adota uma abordagem centrada no institucionalismo histórico, estabelecendo um diálogo com teorias que enfatizam o papel dos constrangimentos internacionais, a institucionalização do sistema partidário e a influência das ideias e dos grupos de interesse. A principal contribuição é oferecer uma interpretação que, integrando fatores econômicos, políticos e institucionais, contribui para o entendimento das principais decisões de política econômica.
Palavras chaves: política econômica, instituições, ideias, Brasil, Partido dos Trabalhadores (PT).
Códigos JEL: N46, O29, N16.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alexandre Queiroz Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).