A economia política dos governos do Partido dos Trabalhadores no Brasil (2003-2014) – instituições, ideias e os principais determinantes da política econômica

Autores

Resumo

Resumo

O artigo procura entender os principais determinantes da trajetoria política-econômica seguida pelos governos do Partido dos Trabalhadores no Brasil. O período foi caracterizado por avanços significativos nas condições sociais, mas os governos falharam em avançar reformas sociais estratégicas, em reduzir as altas taxas de juros e em adotar uma política industrial coerente. As políticas adotadas conduziram, ao final do período, a uma profunda crise econômica, um componente central do impasse político subsequente. O artigo adota uma abordagem centrada no institucionalismo histórico, estabelecendo um diálogo com teorias que enfatizam o papel dos constrangimentos internacionais, a institucionalização do sistema partidário e a influência das ideias e dos grupos de interesse. A principal contribuição é oferecer uma interpretação que, integrando fatores econômicos, políticos e institucionais, contribui para o entendimento das principais decisões de política econômica.

Palavras chaves: política econômica, instituições, ideias, Brasil, Partido dos Trabalhadores (PT).

Códigos JEL: N46, O29, N16.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

GUIMARÃES, A. Q. . A economia política dos governos do Partido dos Trabalhadores no Brasil (2003-2014) – instituições, ideias e os principais determinantes da política econômica. Nova Economia, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 37–62, 2022. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/6705. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)