A expansão cafeeira e o financiamento hipotecário: Sudoeste de Minas Gerais e Nordeste Paulista na Primeira República

Estructura agraria e hipotecas en el suroeste de Minas Gerais y el noreste de Paulista (1890-1929)

Autores

  • Renato Leite Marcondes Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7002-621X
  • Lélio Luiz de Oliveira Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3806-7556

Resumo

Resumo

 O objetivo deste artigo é compreender, comparativamente, o crédito hipotecário, condicionado pela produção, produtividade e estrutura agrária entre 1890 e 1929 de duas regiões cafeeiras, fronteiriças e dinâmicas: Sudoeste de Minas Gerais e Nordeste Paulista. A partir de dados das hipotecas e do censo de 1920, verificamos empréstimos financeiros em valores expressivos para ambas as regiões. O crescimento econômico do Sudoeste de Minas Gerais relativamente ao Nordeste Paulista ocorreu com a menor necessidade ou possibilidade de financiamento. Ao testarmos a diferença entre as duas regiões com relação às variáveis valor real, prazos e juros das hipotecas, constatamos para as duas primeiras que o crédito se diferenciava. A arbitragem dos dois mercados hipotecários não permitiu a existência de diferenças entre as regiões para a variável taxas de juros, revelando a integração financeira regional. Assim, demonstramos as diferenças entre os dois espaços, salientando a necessidade de considerar a questão regional nos estudos acerca do crédito.

Palavras-chave: café; cafeicultura; crédito hipotecário; região.

Códigos JEL: N.26, N56.

Biografia do Autor

Renato Leite Marcondes, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

Docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP, da Universidade de São Paulo - USP.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

MARCONDES, R. L.; OLIVEIRA , L. L. de . A expansão cafeeira e o financiamento hipotecário: Sudoeste de Minas Gerais e Nordeste Paulista na Primeira República: Estructura agraria e hipotecas en el suroeste de Minas Gerais y el noreste de Paulista (1890-1929). Nova Economia, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 667–695, 2021. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/6317. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares