Estratégia: notas para uma abordagem econômica e histórica
Resumo
Resumo
O objetivo deste artigo é elaborar uma abordagem econômica e histórica da noção/ conceito de estratégia. Mais especificamente, a intenção é propor uma definição de estratégia que ajude a desvencilhar este importante tópico de um emaranhado paralisante de escolas, abordagens e definições. Procurou-se, também, delimitar mais claramente a sua natureza e o quê pode (e o quê não deve) ser considerado como estratégia. Para tanto, adotou-se basicamente uma perspectiva histórica e, como ponto de partida, o enfoque proposto por Simon (1993). Adicionalmente, procurou-se ampliar e enriquecer o referido enfoque a partir das contribuições de alguns outros autores pertinentes, principalmente, das escolas keynesiana e schumpeteriana.
Palavras-chave: Estratégia; Tomada de decisão; Incerteza; Capacidades dinâmicas
Códigos JEL: B5; L2; L1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Enéas Gonçalves de Carvalho, Sebastião Neto Ribeiro Guedes, Rogerio Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).