Desenvolvimento e cultura: em busca de uma agenda perdida
Resumo
O debate sobre cultura é uma questão fundamental para a proposição de novas políticas de desenvolvimento. Apesar disso, algumas abordagens recentes têm incorporado ou explorado esta questão de forma limitada. Assim, a partir da identificação dessa lacuna na literatura, este artigo busca explorar a relação entre cultura e desenvolvimento. Em primeiro lugar, analisamos essa relação nas abordagens recentes no campo do ‘mainstream’, identificando suas limitações. Em seguida discutimos a abordagem desenvolvimentista, destacando sua concepção estruturalista e desigual. Inspirados por essa abordagem, sequencialmente examinamos duas concepções teóricas recentes que compartilham uma perspectiva estrutural, a saber a pós-Keynesiana e a institucionalista. Concluímos que a abordagem desenvolvimentista contribuiu para ampliar a integração da cultura e do desenvolvimento e que essas novas abordagens “não neoclássicas” mostram um potencial interessante para incorporar a dimensão cultural do desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).