Políticas públicas de desenvolvimento regional em Mato Grosso do Sul
Resumo
O objetivo deste artigo é elencar e analisar as principais políticas públicas de desenvolvimento regional em Mato Grosso do Sul (MS). Inicialmente, realizamos um levantamento histórico das políticas de desenvolvimento aplicadas nesse território, especialmente após o Governo Vargas. Um exemplo é a criação do Território Federal de Ponta Porã e da Colônia Agrícola de Dourados, dentro do contexto da “Marcha para o Oeste”. Em seguida, destacamos os planos liderados pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Centro Oeste durante o regime militar. Por fim, analisamos as políticas recentes relacionadas à “guerra fiscal” e à política dos Eixos Nacionais de Integração de Desenvolvimento, que no MS apoiaram a construção da Ferronorte, do gasoduto Brasil-Bolívia e da hidrovia Tietê-Paraná. Os principais resultados indicam que o desenvolvimento de MS é marcado pelas políticas públicas implementadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kaully Furiama Santos, Fabricio José Missio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).