Teste para ajuste assimétrico na inflação semanal brasileira

Autores

Resumo

Resumo

Este estudo analisa a natureza da resposta da inflação semanal a choques na economia brasileira, adotando um modelo autorregressivo generalizado de quantis, no qual o parâmetro autorregressivo pode ser quantil-dependente. Testamos para raiz unitária em diferentes quantis condicionais da variável resposta, caracterizando sua dinâmica assimétrica ao longo do ciclo de negócios. O método nos permitiu estimar a magnitude, o sinal e a significância dos choques que afetam a inflação brasileira. Avaliamos a robustez dos resultados adotando um procedimento de bootstrap. Em relação a estudos anteriores, encontramos evidências de uma persistência assimétrica mais forte na dinâmica inflacionária em que um choque inflacionário abaixo da média se dissipa muito rapidamente quando comparado a um impulso inflacionário ocorrendo acima da média. A localização, o tamanho e o sinal de um choque aleatório podem ser essenciais para o ajuste da inflação em direção ao equilíbrio de longo prazo. Os resultados não suportam a hipótese de inércia total. Palavras-chave: inflação; persistência local; dinâmica assimétrica; regressão quantílica; bootstrap.

Códigos JEL: C14; C22; C13.

Biografia do Autor

André M. Marques, Departamento de Economia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Bolsista de Doutorado Sanduíche na Universidade Técnica de Lisboa (2008) e atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Suas principais áreas de interesse são Macroeconomia (com ênfase em Teoria da Moeda e do Crédito) e Estatística.

Downloads

Publicado

2021-07-19

Como Citar

MARQUES, A. M. Teste para ajuste assimétrico na inflação semanal brasileira. Nova Economia, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 67-85, 2021. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/5269. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

Números Regulares