Teste para ajuste assimétrico na inflação semanal brasileira
Resumo
Resumo
Este estudo analisa a natureza da resposta da inflação semanal a choques na economia brasileira, adotando um modelo autorregressivo generalizado de quantis, no qual o parâmetro autorregressivo pode ser quantil-dependente. Testamos para raiz unitária em diferentes quantis condicionais da variável resposta, caracterizando sua dinâmica assimétrica ao longo do ciclo de negócios. O método nos permitiu estimar a magnitude, o sinal e a significância dos choques que afetam a inflação brasileira. Avaliamos a robustez dos resultados adotando um procedimento de bootstrap. Em relação a estudos anteriores, encontramos evidências de uma persistência assimétrica mais forte na dinâmica inflacionária em que um choque inflacionário abaixo da média se dissipa muito rapidamente quando comparado a um impulso inflacionário ocorrendo acima da média. A localização, o tamanho e o sinal de um choque aleatório podem ser essenciais para o ajuste da inflação em direção ao equilíbrio de longo prazo. Os resultados não suportam a hipótese de inércia total. Palavras-chave: inflação; persistência local; dinâmica assimétrica; regressão quantílica; bootstrap.Códigos JEL: C14; C22; C13.
Downloads
Publicado
2021-07-19
Como Citar
MARQUES, A. M. Teste para ajuste assimétrico na inflação semanal brasileira. Nova Economia, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 67–85, 2021. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/5269. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Copyright (c) 2021 André M. Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).