O "Outubro" de Marx
Palavras-chave:
marxismo, o conceito de mercadoria,Resumo
Este artigo discute um momento decisivo da crítica da economia política desenvolvida por Marx. Trata-se da escolha, algo abrupta, doconceito de mercadoria, como ponto de partida do livro Contribuição à Crítica da Economia Política, de 1859. Sabe-se que até poucos meses de entregar seu texto para o editor Marx pensava iniciar seu livro com um capítulo sobre o valor, à semelhança do que fizera Ricardo em seus Princípios. As implicações teóricas e metodológicas desta escolha são hoje bastante conhecidas. Este texto busca situar as circunstâncias e significados do conceito de mercadoria na obra de Marx.Downloads
Publicado
2009-06-05
Como Citar
PAULA, J. A. de. O "Outubro" de Marx. Nova Economia, [S. l.], v. 18, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/501. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).