The determinants of advertising intensity in the Brazilian manufacturing industry: an econometric study

Autores

  • Marcelo Resende

Palavras-chave:

propaganda, estrutura-conduta-desempenho

Resumo

O trabalho investiga econometricamente os determinantes da intensidade de propaganda na indústria de transformação de São Paulo, Brasil em 1996 tomando como referência uma ampla pesquisa implementada pela Fundação SEADE. A investigação  preliminar indicou um elevado grau de endogeneidade nas variáveis de estrutura e desempenho. A estimação por variáveis instrumentais  considerou também instrumentos relacionados à tecnologia da informação e práticas organizacionais revelou papéis relevantes para a concentração industrial, barreiras à entrada, lucratividade e prevalência de bens duráveis na explicação da intensidade de propaganda. Os resultados fornecem algum suporte para um papel informativo da propaganda no caso brasileiro.

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Publicado

2009-06-04

Como Citar

RESENDE, M. The determinants of advertising intensity in the Brazilian manufacturing industry: an econometric study. Nova Economia, [S. l.], v. 16, n. 3, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/474. Acesso em: 27 nov. 2020.

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