Da necessidade e dos limites da exposição dialética das categorias da economia política

Autores

Resumo

Este artigo explora a hipótese de que o caráter paradoxal do valor obriga a sua exposição conceitual
a assumir uma forma dialética. Ele mobiliza reflexões de autores vinculados à teoria crítica com o intuito de desvendar o modo de objetividade específico do valor e mostra que a adoção marxiana do método dialético de exposição é motivada pela compreensão de que o valor é, a um só tempo, algo objetivo e imaterial. O artigo examina a relação entre dialética e crítica, mostrando que o método de exposição adotado por Marx permite a ele revelar a historicidade do valor e de suas formas e explicar por que esses elementos aparecem
aos sujeitos como algo natural. Finalmente, argumenta-se que os limites do valor e de suas formas determinam o caráter do método adequado à sua exposição, o qual possui limites que só podem ser ultrapassados sob custo da deformação do seu próprio objeto.

 

Palavras-chave: teoria do valor, método, dialética, formas sociais.

Biografia do Autor

Bruno Höfig, SOAS, Universidade de Londres, Londres, Inglaterra.

Doutorando em Economia (SOAS, University of London)

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

HÖFIG, B. Da necessidade e dos limites da exposição dialética das categorias da economia política. Nova Economia, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 881–906, 2019. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/4660. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares