Efeito-vizinhança e o desempenho escolar: o caso dos estudantes da rede pública de ensino da Cidade do Recife

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a influência da vizinhança sobre o desempenho escolar dos alunos da rede pública de ensino do Recife. Especificamente, o trabalho investiga empiricamente a existência de uma relação entre o desempenho do aluno e as características de sua vizinhança e os mecanismos pelos quais atua essa influência. Para tanto, utiliza-se a base de dados da Fundaj (2013) para construir, de forma pioneira no Brasil, as variáveis de vizinhança dos alunos da cidade considerando pequenas escalas geográficas. Os resultados dos exercícios econométricos indicam que os alunos residentes em uma vizinhança mais privilegiada tendem a apresentar, em média, melhor desempenho em matemática. Na análise que considera a composição dos pares de vizinhança, os resultados sugerem que a proporção de repetentes influenciaria o desempenho de matemática.

Biografia do Autor

Julia Rocha Araujo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Economia pela Puc-Minas(2005). Mestre em Economia pela UFRGS (2010), Doutorado em Economia pela  UFPE, Brasil (2017)

Raul da Mota Silveira Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Pós Doutorado em Economia pela UIUC.

Professor do PIMES/UFPE.

Professor associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco.

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2000).

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

ARAUJO, J. R.; SILVEIRA NETO, R. da M. Efeito-vizinhança e o desempenho escolar: o caso dos estudantes da rede pública de ensino da Cidade do Recife. Nova Economia, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 287–4512, 2020. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/4512. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)