The concept of degrees of uncertainty in Keynes, Schackle and Davidson
Palavras-chave:
incerteza, Shackle, conhecimento.Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir em que medida é possível encontrar, nos trabalhos de Davidson e Shackle, o entendimento da incerteza como um conceito que compreende a existência, tanto de conhecimento provável, quanto de graus de incerteza fundamental. Partilhando a opinião de outros autores (Runde, 1990; Dow, 1995; Dequech, 1997), acreditamos ser possível encontrar esta definição de incerteza nos trabalhos de Keynes e, desta forma, afirmar que é possível definir incerteza fundamental como um conceito que admite graus de diferenciação. Além disto, afirmamos que tal conceito não é incompatível com o entendimento da realidade, enquanto um processo não-ergódico. Para sustentar este argumento, discutimos as visões de Shackle e Davidson e mostramos que existem em seus escritos elementos para apoiar a nossa posição.Downloads
Publicado
2009-05-29
Como Citar
CROCCO, M. The concept of degrees of uncertainty in Keynes, Schackle and Davidson. Nova Economia, [S. l.], v. 12, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/399. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).