Panorama estrutural, dinâmica de crescimento e estratégias tecnológicas da agroindústria canavieira paranaense
Palavras-chave:
agroindústria, cana-de-açúcar, Paraná, tecnologia, PROÁLCOOL.Resumo
O objetivo desse trabalho é verificar o panorama estrutural, a dinâmica de crescimento e as estratégias tecnológicas da agroindústria canavieira paranaense. Implementou-se o modelo shift-share, com o intuito de quantificar as fontes de crescimento da produção agrícola paranaense de 1981 a 1998. As culturas analisadas, além da própria cana-de-açúcar, foram o algodão, café, soja e milho. Também efetuou-se aplicação de questionários junto às usinas e destilarias do Paraná, obtendo dados sobre a safra 1997/1998. Pode-se inferir que essa agro-indústria saiu de uma condição de pouca expressão nacional para uma condição de destaque. No âmbito estadual, a cana-de-açúcar foi a cultura que teve maior crescimento da produção, ocorrida devido ao aumento da área cultivada, diante de seu alto rendimento e do impulso dado via PROÁLCOOL. A amostra das unidades pesquisadas ressaltou o bom aproveitamento de subprodutos da cana e uso de tecnologias agrícolas e mecânicas. Isso tem refletido em altos rendimentos agrícola e industrial, corroborando o desenvolvimento tecnológico pelo qual tem passado a agroindústria canavieira do Paraná.Downloads
Publicado
2009-05-26
Como Citar
SHIKIDA, P. F. A.; ALVES, L. R. A. Panorama estrutural, dinâmica de crescimento e estratégias tecnológicas da agroindústria canavieira paranaense. Nova Economia, [S. l.], v. 11, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/390. Acesso em: 6 jan. 2025.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).