Spatial concentration of Brazilian exports of manufactured products: a microregional analysis considering technological levels
Palavras-chave:
microrregiões, concentração, exportação, tecnologiaResumo
O objetivo do presente trabalho é analisar a distribuição espacial das exportações brasileiras de manufaturados por microrregiões e por intensidade tecnológica. O período de análise é de 1997 a 2014. Em termos metodológicos, dividiu-se as exportações microrregionais em: alta, média e baixa tecnologia; construiu-se um índice de concentração das exportações; e por fim, realizou-se uma análise exploratória de dados espaciais. Evidenciou-se a existência de clusters de exportação para os três tipos de produtos, sendo que no caso das exportações de produtos de baixa e média tecnologia os clusters estão dispersos pelo Brasil, ao passo que na exportação de produtos de alta tecnologia os clusters estão concentrados, principalmente, na região sudeste.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).