Spatial concentration of Brazilian exports of manufactured products: a microregional analysis considering technological levels

Autores

  • Alex Sander Souza do Carmo Professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e doutorando da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Augusta Pelinski Raiher Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Alysson Luiz Stege Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

microrregiões, concentração, exportação, tecnologia

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a distribuição espacial das exportações brasileiras de manufaturados por microrregiões e por intensidade tecnológica. O período de análise é de 1997 a 2014. Em termos metodológicos, dividiu-se as exportações microrregionais em: alta, média e baixa tecnologia; construiu-se um índice de concentração das exportações; e por fim, realizou-se uma análise exploratória de dados espaciais. Evidenciou-se a existência de clusters de exportação para os três tipos de produtos, sendo que no caso das exportações de produtos de baixa e média tecnologia os clusters estão dispersos pelo Brasil, ao passo que na exportação de produtos de alta tecnologia os clusters estão concentrados, principalmente, na região sudeste.

Biografia do Autor

Alex Sander Souza do Carmo, Professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e doutorando da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2017-03-27

Como Citar

CARMO, A. S. S. do; RAIHER, A. P.; STEGE, A. L. Spatial concentration of Brazilian exports of manufactured products: a microregional analysis considering technological levels. Nova Economia, [S. l.], v. 26, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/3374. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)