Como o Banco Central tem reagido aos choques (bolhas) nos preços das habitações brasileiras? Uma análise por meio por meio do Modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral (DSGE)

  • Cássio Nóbrega Besarria UFPE
  • Nelson Leitão Paes Professor de Economia do PIMES
  • Marcelo Eduardo Alves da Silva Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: bolhas, política monetária, economia artificial

Resumo

Este artigo tem o propósito de analisar os efeitos do choque (bolha) nos preços dos imóveis sobre as variáveis macroeconômicas brasileiras (PIB, inflação e taxa de juro). Foram utilizados dois procedimentos metodológicos: inicialmente, serão obtidos os parâmetros estruturais do modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral (DSGE), por meio do Método Generalizado dos Momentos (GMM). Esses resultados dessa etapa serão utilizados na simulação dos efeitos dos choques nos preços das habitações na economia artificial. Posteriormente, será utilizado o modelo de Vetores Autorregressivos (VAR), no qual os choques serão identificados por meio de restrições de sinais, baseadas nas respostas obtidas pela calibração do modelo teórico. Os resultados mostraram que os efeitos da bolha no mercado habitacional brasileiro afetou positivamente os movimentos subsequentes no produto e na inflação; no entanto, o efeito desse choque se deu de forma transitória sobre essas variáveis, trazendo efeitos persistentes apenas sobre a taxa de juros.

Biografia do Autor

Cássio Nóbrega Besarria, UFPE
Possui graduação (2008) e mestrado (2010) em Economia pela UFPB e doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes) da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor do curso de graduação e pós-graduação em Economia da UFPE/CAA. Tem experiência na área de economia, com ênfase em Economia Aplicada.
Nelson Leitão Paes, Professor de Economia do PIMES
possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (2004). Atualmente é auditor fiscal da receita federal do Ministério da Fazenda e professor de Macroeconomia do Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Política Fiscal do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma tributária, imposto de renda pessoa física, carga tributária, análise de progressividade e distribuição de renda e tributação sobre o consumo.
Publicado
2016-12-22
Como Citar
BESARRIA, C. N.; PAES, N. L.; ALVES DA SILVA, M. E. Como o Banco Central tem reagido aos choques (bolhas) nos preços das habitações brasileiras? Uma análise por meio por meio do Modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral (DSGE). Nova Economia, v. 26, n. 2, 22 dez. 2016.
Seção
Números Regulares