Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações
Palavras-chave:
interação universidade-empresa, proximidade geográfica, grupos de pesquisa do CNPq.Resumo
O artigo analisa os determinantes da distância geográfica das interações universidade-empresa no Brasil, utilizando-se dos microdados do Censo 2008 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Controlando para variáveis já estudadas e apontadas como relevante para a explicação da distância geográfica nas interações, os resultados apontam a existência de diferenças no padrão de comportamento (i) dos grupos de pesquisa situados em distintos tipos de instituição e pertencentes a distintas grandes áreas, (ii) das empresas classificadas por capacitação e apropriabilidade tecnológica e (iii) dos tipos de relacionamento e financiamento estabelecidos.
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Publicado
2017-06-30
Como Citar
CALIARI, T.; RAPINI, M. S. Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações. Nova Economia, [S. l.], v. 27, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670. Acesso em: 23 dez. 2024.
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