A sustentabilidade ecológica do consumo em Minas Gerais: uma aplicação do método da pegada ecológica

Autores

  • Marcos Henrique Godoi Gonzalez Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas
  • Daniel Caixeta Andrade Instituto de Economia, Universidade Federal de Uberlândia.

Palavras-chave:

pegada ecológica, escala, sustentabilidade, Minas Gerais

Resumo

Embora sejam intensas as preocupações com o desenvolvimento sustentável, escassas são as tentativas de se mensurá-lo entre as unidades subnacionais no Brasil. Com o intuito de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, este trabalho tem como objetivo principal analisar a sustentabilidade ecológica do consumo da população do Estado de Minas Gerais no ano de 2008 por meio do cálculo de sua pegada ecológica. A análise se baseia nas contribuições mais recentes para tal metodologia, buscando comparar o impacto local e a disponibilidade global de recursos. Concluiu-se que, apesar de estar dentro da própria capacidade de suporte do Estado, em termos per capita, a demanda absoluta por capital natural gera uma pressão excessiva quando comparada à disponibilidade mundial de capital natural, uma vez que, caso a população de todo o mundo mantivesse o mesmo padrão de consumo dos mineiros, seriam necessários 2,64 planetas Terra para sustentá-la.

Biografia do Autor

Marcos Henrique Godoi Gonzalez, Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas.

Daniel Caixeta Andrade, Instituto de Economia, Universidade Federal de Uberlândia.

Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

GODOI GONZALEZ, M. H.; ANDRADE, D. C. A sustentabilidade ecológica do consumo em Minas Gerais: uma aplicação do método da pegada ecológica. Nova Economia, [S. l.], v. 25, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2214. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares