Mudanças estruturais recentes na indústria de bens de capital
Resumo
A indústria brasileira de bens de capital foi marcada por profundas transformações nos anos 90. Estas foram motivadas, principalmente, pelo processo de privatizações, pela estabilização monetária e pela ostensiva pressão competitiva externa verificada neste período. Essa indústria incorpora uma enorme diversidade e dispersão de condiçóes competitivas inter e intra setoriais, que resultam em efeitos distintos exercidos pelas mudanças que ocorreram na economia brasileira a partir do início da década de 90. Por meio da construção e análise de coeficientes de importação e de exportação para subsetores da indústria de bens de capital, de indicadores econômico-financeiros desses subsetores e do perfil de especialização dos mesmos (comércio intra-indústria vertical ou horizontal), avalia-se neste trabalho as mudanças estruturais ocorridas em segmentos da indústria de bens de capital no período 1991-1997.Downloads
Publicado
2013-10-10
Como Citar
RESENDE, M. F.; ANDERSON, P. Mudanças estruturais recentes na indústria de bens de capital. Nova Economia, [S. l.], v. 9, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2157. Acesso em: 9 dez. 2023.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).