Alfred Marshall e as “evoluções” vitorianas: situando Darwin e Spencer nos fundamentos teóricos do pensamento marshalliano
Palavras-chave:
Marshall, Darwin, Spencer, economia evolucionária, progresso, equilíbrioResumo
Partindo de um estudo comparativo entre as visões teóricas de Charles Darwin e Herbert Spencer sobre os processos de mudança, este artigo procura entender como a gênese dessas ideias acerca da evolução influenciou o pensamento econômico de Alfred Marshall. Nesse sentido, num primeiro momento apresentamos como Darwin e Spencer construíram abordagens completamente distintas e inconciliáveis para entender os fenômenos de mudança em sistemas complexos. A seguir, buscaremos entender como Marshall absorveu essas elaborações vitorianas sobre a evolução dentro de seu construto teórico. Assim, focando nossa investigação nos Principles (1890) e trabalhando com as ideias ali contidas sobre mudança, progresso, equilíbrio e firma representativa, buscaremos assinalar que Marshall seguiu um código de ciência caracterizadamente spenceriano, em que sua abordagem, muitas vezes interpretada como “evolucionária”, não apresenta contradição ou incompatibilidade com uma perspectiva fundada no essencialismo neoclássico.Downloads
Publicado
2013-05-13
Como Citar
LUZ, M. R. S.; FRACALANZA, P. S. Alfred Marshall e as “evoluções” vitorianas: situando Darwin e Spencer nos fundamentos teóricos do pensamento marshalliano. Nova Economia, [S. l.], v. 22, n. 3, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2018. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).