A influência do marketing digital via Instagram na imagem de um destino turístico e na intenção de visitação

Autores

Palavras-chave:

Marketing Digital, Instagram, Experiência Online, Imagem de destino turístico, Intenção de visitação

Resumo

As redes sociais têm sido utilizadas como uma ferramenta para o marketing digital. As empresas encontraram oportunidades de ampliar suas relações com o público, compartilhando conteúdo, minimizando custos e interagindo com o cliente em tempo real. Este artigo tem como objetivo analisar a influência do marketing digital via Instagram na imagem de um destino e na intenção de visitação. Trata-se de uma pesquisa pré-experimental, do tipo pré-teste/pós-teste, desenvolvida com um único grupo, composto por 30 estudantes de graduação de uma universidade da cidade de São Luís, Maranhão/Brasil. Constatou-se que ocorreu melhora da imagem dos respondentes acerca do destino turístico pesquisado após a realização do experimento. O que leva ao fortalecimento da ideia de que a experiência online é fator relevante a ser considerado na gestão da imagem do destino. Conclui-se também que em relação à intenção de visitação, a experiência positiva com o destino, por meio do Instagram, constituiu-se em um fator de influência sobre os consumidores potenciais pesquisados para escolha do mesmo. Dentre as ferramentas da rede se destacaram as hashtags.

Biografia do Autor

Ingrid Cristina Marinho Rial de Souza

Graduada em Administração.

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

Brandão Ferreira, L., & Cristina Marinho Rial de Souza, I. (2025). A influência do marketing digital via Instagram na imagem de um destino turístico e na intenção de visitação. Marketing & Tourism Review, 10(1). Recuperado de https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/8927