Entre temperos, sabores e pertencimentos: compreendendo as experiências de consumo no polo gastronômico regional da feira de Caruaru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8365

Palavras-chave:

Consumo gastronômico, Comportamento de Consumo, Marketing Experiencial, fenomenologia

Resumo

A feira de Caruaru, localizada no Agreste pernambucano, abriga práticas culturais coletivas e fortalece relações e trocas comerciais locais a ponto de ser um motor turístico de desenvolvimento econômico e social da cidade, sendo considerada também patrimônio cultural do Brasil. Ao utilizá-la como lócus de pesquisa, este artigo objetivou compreender as experiências do consumo gastronômico regional à luz dos módulos experienciais descritos por Schmitt (2011). Os procedimentos metodológicos foram conduzidos conforme Interpretative Phenomenological Analysis (IPA), de modo que o corpus do estudo foi formado por textos oriundos de entrevistas realizadas com consumidores do polo gastronômico da feira de Caruaru. Os resultados evidenciaram três temas emergentes e estruturantes nessa experiência gastronômica: sabor regional, pertencimento e interação. Ao tangibilizar correlações dos comportamentos dos consumidores encontrados nas experiências mais significativas, os temas emergentes foram descritos enquanto mecanismos pautados nos módulos de sentidos, sentimentos, ações, pensamentos e relatos do marketing experiencial, oferecendo em resultado uma vivência autêntica, típica, diversa, variada e tradicionalmente diferenciada. O estudo contribui teoricamente ao utilizar a IPA enquanto procedimento de interpretação holística e processual da experiência ligada à cultura gastronômica, bem como inova ao ofertar um mapa das experiências na visão do consumidor em análise a partir dos módulos experienciais.

Biografia do Autor

Karina Marques, Universidade Federal de Pernambuco

KARINA DE SOUSA MARQUES(karina.marques@ufpe.br)

Mestranda, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru- PE

+55 81 988889100  https://orcid.org/0000-0003-3247-7156

Mestranda em Administração de Gestão Inovação e Consumo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2022). Especialista em Direito e Processo do Trabalho - Universidade Anhanguera - Uniderp(2011) e Especialista em Seis Sigma - Green Belt - INDG (2003). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Susane ISABELLE DOS SANTOS, Universidade Federal de Pernambuco

Susane Isabelle dos Santos

susane.santos@ufpe.br
+55 81 994427543 https://orcid.org/0000-0003-0435-4466

SUSANE ISABELLE DOS SANTOS(susane.santos@ufpe.br)

Mestranda em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2022). Especialista em Publicidade e Propaganda: Mídia, Linguagens e Comportamento do Consumidor - INTERVALE (2021). Especialista em MBA Executivo em Gestão em Psicologia Organizacional - INTERVALE (2021). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Adriana MARIA DE OLIVEIRA , Universidade Federal de Pernambuco

ADRIANA MARIA DE OLIVEIRA (adriana.amo@ufpe.br)

Mestranda, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru- PE

+55 81 999257666  https://orcid.org/0000-0003-1385-2459

Mestranda em Gestão, Inovação e Consumo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2022).

MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA, Universidade Federal de Pernambuco

MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA (marianny.brito@ufpe.br)

Profa. Dra. Universidade Federal de Pernambuco,  Caruaru- PE

https://orcid.org/0000-0001-5567-3657

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil(2020)

Professora Adjunta A da Universidade Federal de Pernambuco , Brasil

RODRIGO CESAR TAVARES CAVALCANTI, Universidade Federal de Pernambuco

RODRIGO CESAR TAVARES CAVALCANTI (rodrigo.tcavalcanti@ufpe.br)

Prof. Dr. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru- PE

https://orcid.org/0000-0001-7444-9423

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil(2019)

PROFESSOR NO NÚCLEO DE GESTÃO (NG/CAA) E NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, INOVAÇÃO E CONSUMO (PPGIC)

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

Marques, K., ISABELLE DOS SANTOS, S., MARIA DE OLIVEIRA , A., JESSICA DE BRITO SILVA, M., & CESAR TAVARES CAVALCANTI, R. (2024). Entre temperos, sabores e pertencimentos: compreendendo as experiências de consumo no polo gastronômico regional da feira de Caruaru. Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8365

Edição

Seção

Artigos