Gestão da qualidade em food service: criação de Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) para um restaurante hoteleiro

Autores

  • Leonardo César da Silva Ferreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Elga Batista Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v3i2.4499

Palavras-chave:

atendimento ao cliente, garantia da qualidade, serviços de alimentação, hotéis.

Resumo

O presente estudo buscou verificar as operações referentes ao serviço de um restaurante hoteleiro situado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, através de um estudo observacional. Dentro desse contexto foram criados três Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) a partir das visitas realizadas nos dias de pesquisa. Os POP elaborados foram relacionados às seguintes ações: 1) Mise en place do restaurante, 2) Atendimento ao cliente, 3) Serviço de bebidas. A criação desses procedimentos teve como objetivo a otimização dos serviços prestados no meio de hospedagem estudado, visando o encantamento do cliente.

Biografia do Autor

Leonardo César da Silva Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Hotelaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017). Tem experiência com aplicação de ferramentas da qualidade em food service e também na área operacional de estabelecimentos desse setor (bares e restaurantes).

Elga Batista Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora assistente da área de Alimentos e Bebidas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ. Especialista em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Possui experiência profissional nas áreas de docência do ensino superior, Ciência e Tecnologia de Alimentos e produção de refeições.

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Publicado

2018-09-14

Como Citar

Ferreira, L. C. da S., & Silva, E. B. (2018). Gestão da qualidade em food service: criação de Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) para um restaurante hoteleiro. Marketing & Tourism Review, 3(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i2.4499