Avaliação das dimensões da qualidade percebida dos serviços logísticos de distribuição de medicamentos antirretrovirais do programa HIV/AIDS

Autores

  • José Orlando Sousa da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Taciana de Barros Jerônimo Universidade Federal de Pernambuco
  • Joás Tomaz de Aquino Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v3i2.4496

Palavras-chave:

gestão hospitalar, qualidade em serviços, cadeia logística, dimensões da qualidade percebida.

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar a percepção da qualidade em relação às dimensões: confiabilidade no prazo de entrega; agilidade na entrega; confiabilidade do produto correto; flexibilidade no serviço prestado; recuperação de falhas; rastreabilidade; comunicação; confiança e conhecimento da equipe; disponibilidade dos produtos; apoio pós-entrega; armazenamento; e satisfação como resultado esperado na prestação de serviços logísticos no atendimento às necessidades dos profissionais e usuários/clientes do programa HIV/AIDS. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa, junto aos profissionais farmacêuticos, técnicos em farmácia, e coordenadores do programa HIV/AIDS. Os resultados possibilitaram uma avaliação detalhada do funcionamento da cadeia logística em estudo, a importância de uma gestão eficiente do estoque e do planejamento real da demanda. O estudo mostra que algumas dimensões avaliadas demandam mudanças operacionais na gestão de contratos, tendo em vista o alto valor monetário agregado, a satisfação dos profissionais, e, principalmente, o aumento da sobrevida dos usuários que convivem com a doença.

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Publicado

2018-09-14

Como Citar

Silva, J. O. S. da, Jerônimo, T. de B., & Aquino, J. T. de. (2018). Avaliação das dimensões da qualidade percebida dos serviços logísticos de distribuição de medicamentos antirretrovirais do programa HIV/AIDS. Marketing & Tourism Review, 3(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i2.4496