O enfeite nosso de todo dia

Significados atribuídos por tweens brasileiras aos acessórios de moda.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.6669

Palavras-chave:

Tweens, consumo, significado

Resumo

Tweens são consideradas as crianças incluídas em uma faixa etária que pode variar de sete a quatorze anos e, portanto, estão em um estágio entre a infância e a adolescência. Amparado por teorias sobre a participação das crianças no universo do consumo e sobre a atribuição de significado aos bens, o estudo aqui alvitrado apresenta, por meio de análise interpretativista, com método de pesquisa de inspiração etnográfica, os significados que dez tweens atribuíramm a acessórios pessoais. Os resultados convergem para o uso dos acessórios como instrumentos importantes de ajuste social. Em nível mais particular, os acessórios se prestam igualmente a práticas performáticas lúdicas e de competências, e ainda são instrumentos bastante úteis à aproximação e reforço de laços afetivos.

Biografia do Autor

Sany Karla Machado, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Doutora (EAESP/FGV), mestre (UNISINOS) e graduada (UFU) em Administração, professora do Departamento de Marketing da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (MG), pesquisadora na área de sociologia do consumo. Situações de consumo com altas restrições foi tema de pesquisa de pós-doutoramento (HEC-Montreal/Canadá).

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Machado, S. K. (2021). O enfeite nosso de todo dia: Significados atribuídos por tweens brasileiras aos acessórios de moda. Marketing & Tourism Review, 6(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.6669

Edição

Seção

Artigos