Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis

Autores

  • Stephanni Gabriella Silva Sudré Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT Professora Titular do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo pela Universidade Federal do Tocantins, Araguaína - TO
  • Ivor Prolo Doutorando em Gestão Internacional pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional – PMDGI/ESPM Profissional na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Nova Xavantina - MT http://orcid.org/0000-0001-6220-7507
  • Carolina Joana da Silva Pós Doc em Limnologia de Áreas Úmidas Tropicais do Instituto Max Planck de Limnologia – Plom Alemanha Coord. do Programa de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal da Rede Bionorte – UNEMAT, Cáceres - MT

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v3i2.4346

Palavras-chave:

Rede Social no Turismo, Pantanal Mato-Grossense, Atores Sociais, Comandantes de Barcos-hotéis

Resumo

O turismo no Pantanal Mato-Grossense não está delineado por políticas públicas de incentivo, o que ocasiona um ordenamento e monitoramento nesse território por grupos de atores sociais que detêm conhecimentos sobre a forma de funcionamento do ecossistema e da atividade turística: é o caso dos comandantes de barcos-hotéis. Neste sentido, essa pesquisa tem o propósito principal de identificar a formação da rede social de comandantes de barcos-hotéis oriundos do município de Cáceres, localizado no Pantanal Mato-Grossense. Apresenta como questão de pesquisa norteadora a seguinte indagação: como ocorre a formação e a estruturação da rede social de turismo formada por comandantes de barcos-hotéis no Pantanal Mato-Grossense? A pesquisa utiliza-se do método qualitativo, caracterizado por uma pesquisa exploratória, com o uso da ferramenta de Análise de Rede Social por meio de software. Como principais resultados, evidencia-se a formação e a estruturação de uma rede social de comandantes, que possui liderança instituída de forma informal, em razão da existência de atores sociais centrais e de troca de informações entre eles. 

Biografia do Autor

Ivor Prolo, Doutorando em Gestão Internacional pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional – PMDGI/ESPM Profissional na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Nova Xavantina - MT

Trabalha na área técnica da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atualmente, é estudante de doutorado em Gestão Internacional – Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM em São Paulo, Brasil. Realiza pesquisas como membro do Grupo de Pesquisa sobre "Mobilidade: experiência acadêmica internacional" financiada pelo CNPq na ESPM.

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Publicado

2018-09-14

Como Citar

Sudré, S. G. S., Prolo, I., & Silva, C. J. da. (2018). Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis. Marketing & Tourism Review, 3(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i2.4346