Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v3i2.4334Keywords:
Tomada de decisão gerencial, AHP, Análise multicritério, Hotelaria OffshoreAbstract
O segmento de óleo e gás executa suas etapas através de unidades marítimas de exploração, produção, armazenamento e suporte. Para que este processo ocorra, é imprescindível a presença, a bordo, do serviço de Hotelaria Marítima. Este serviço é prestado em plataformas ou navios e provê aos tripulantes das embarcações alimentação, higiene e conforto adequados à permanência desses a bordo por longos períodos de tempo. Devido ao rápido crescimento, a empresa objeto deste estudo tem declinado em algumas propostas de possíveis clientes por entender que está em fase de estruturação, tendo atingido o número máximo de contratos. Entretanto, notou-se que algumas propostas recebidas ofereceriam melhores resultados que alguns contratos já existentes, tendo em vista variáveis operacionais e de custo em etapas similares da operação entre cada cliente. O objetivo deste trabalho é apoiar a tomada de decisão gerencial e determinar, através do Método AHP, qual dos cinco contratos com resultados similares, porém com a menor margem de contribuição para a empresa, seria passível de substituição, levando-se em consideração critérios operacionais que impactam no resultado destes contratos. A validação dos dados se deu através da ferramenta Expert Choice®. O método AHP mostrou-se eficaz para auxiliar à tomada de decisão gerencial, trazendo agilidade e melhor embasamento para a decisão, através de análise em equipe, holística e inovadora para a estruturação hierárquica do problema estudado.Downloads
Published
2018-09-14
How to Cite
Bainha, F. S. dos A., Vianna, D. S., & Meza, E. B. M. (2018). Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore. Marketing & Tourism Review, 3(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i2.4334
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Artigos
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