Servindo qualidade, alcançando sucesso

uma investigação sobre cervejarias artesanais e turismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8402

Palavras-chave:

qualidade, serviços turísticos, cervejarias artesanais, turismo cervejeiro, tourqual

Resumo

Este artigo destaca a relevância da qualidade dos serviços para o êxito empresarial, especialmente no turismo, utilizando as cervejarias artesanais como um estudo de caso. O estudo adota uma abordagem qualitativa de campo, realizando observação participativa em oito estabelecimentos nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no Brasil. A metodologia baseia-se em um checklist adaptado do método TOURQUAL, um sistema de protocolos para avaliação da qualidade e desenvolvimento de serviços e experiências. Os resultados indicam a viabilidade da adaptação deste método para mensurar a qualidade dos serviços turísticos em diferentes contextos. Destacam-se indicadores como acesso, conforto, elemento humano, infraestrutura, experiência, capacidade de carga, degustação e variedade de atividades. O estudo sugere adaptações a este modelo de avaliação, incluindo o treinamento dos funcionários e a inclusão de categorias específicas, como experiências de degustação, enfatizando a necessidade de repensar indicadores tradicionais. Ademais, se destaca a importância de considerar elementos distintivos na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos por cervejarias artesanais.

Biografia do Autor

Giovane Amaral de Castro, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Giovane Amaral de Castro. Graduado em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Brasil. E-mail: giovanectr@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0892-6006

J. Laize S. Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Mestra em Ciências, com foco no desenvolvimento do Turismo pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. E-mail: laizeoliveira@usp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4186-9389

Tiago Savi Mondo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: tiago.mondo@ifsc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8929-1339

Kettrin Maracajá, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, Brasil. Email: kettrin.farias@uaac.ufcg.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8189-109X

Vinicius De Luca Filho, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutor em Geografia e Professor adjunto do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Brasil. E-mail: vinidelucca@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9211-3210

Referências

Albu, R. G. (2009). The importance of the quality of environmental factors on tourism products: An application of the Kano model. Bulletin of the Transilvania University of Brasov. Economic Sciences. Series V, 2, 127.

Barczsz, D. S., & do Amaral, F. F. A. (1806). Turismo gastronômico: a percepção do turista na 18ª festa nacional do carneiro no buraco de Campo Mourão, estado do Paraná. Revista Eletrônica Patrimônio: Lazer & Turismo-ISSN, 700X.

Bizinelli, C., Manosso, F. C., Gândara, J. M. G., & Valduga, V. (2013). Experiências de turismo cervejeiro em Curitiba, PR. Rosa dos Ventos, 5(2), 349-375.

Beni, M. C. (2020). Saturação e Rejeição ao Turismo nas Destinações Turísticas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14(2). https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1847

Bujdosó, Z., & Szûcs, C. (2012). Beer tourism–from theory to practice. Academica Turistica, 5(1), 103-111.

Cardozo, R. N. (1965). An experimental study of customer effort, expectation, and satisfaction. Journal of marketing research, 2(3), 244-249.

Castelli, C., Rivoltini, L., Andreola, G., Carrabba, M., Renkvist, N., & Parmiani, G. (2000). T‐cell recognition of melanoma‐associated antigens. Journal of cellular physiology, 182(3), 323-331.

Cunha, T. V. D. (2011). Competitividade e segmentação na indústria cervejeira: uma análise da competitividade das microcervejarias catarinenses.

De Santana, J. C., Maracajá, K. F. B., & de Araujo Machado, P. (2020). Avaliação de serviços no turismo: um mapa conceitual da teoria à prática. Revista Turismo em Análise, 31(3), 499-517.

Dos Santos, I., De Paula Antunes Lima, F., Eduardo Resende, A., & Pinto Guimarães, M. (2022). PROMOVENDO AMBIENTES ACESSÍVEIS POR MEIO DO RETORNO DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: Acessibilidade normativa e acessibilidade real. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, 7(2), 148–160.

El-sharkawy, O. K. (2015). Evaluating tourist satisfaction in accordance with tour guides' performance: Heritage guided tours in Egypt. Tourismos, 10(1), 81-99.

Gale, B. T., Wood, R. C., & Sacristaán, P. M. (1996). Descubra el valor de su cliente: produzca la calidad y el servicio que el cliente pueda ver (No. 658.91/G15mE). Prentice-Hall Hispanoamericana.

Gianesi, I. G. N. (1994). Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. MAKRON.

Grönroos, C. (1984). A service quality model and its marketing implications. European Journal of marketing, 18(4), 36-44.

Kaniak, T. (2011). Curitiba: a nova meca da cerveja artesanal. Revista Ideias.

Kuhn, T. (1962). A Estrutura das Revoluções Científicas. Editora Perspectiva.

Leal, S. R., & Almeida, S. de L. (2015). Turismo cervejeiro no Brasil: um segmento em crescimento. In A. Panosso Netto & M. G. dos R. Ansarah (Eds.), Produtos Turísticos e Novos Segmentos de Mercado: planejamento, criação e comercialização.

Lezana, Á. G. R., & de Vasconcelos, A. M. (2014). Teoria e prática na pesquisa sobre qualidade em serviços turísticos em periódicos internacionais: uma revisão de literatura de 2002 a 2012. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 7(3), 486-505.

Ladhari, R. (2009). A review of twenty years of SERVQUAL research. International Journal of Quality and Service Sciences, 1(2), 172-198.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2010). Metodologia do trabalho científico (7th ed.). Atlas.

Miguel, P. A. C., & Salomi, G. E. (2004). Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços. Production, 14, 12-30.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (2021). Anuário da cerveja 2021. https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/arquivos/anuario-da-cerveja-2021.pdf.

Mondo, T. S. (2014). TOURQUAL: proposta de um modelo de avaliação da qualidade de serviços em atrativos turísticos.

Mondo, T. S., & Fiates, G. G. S. (2017). TOURQUAL: proposta de um protocolo para avaliação da qualidade dos serviços em atrativos turísticos. BBR. Brazilian Business Review, 14, 448-465.

Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1985). A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, 49(4), 41-50.

Pellin, V., & Mantovaneli Jr, O. (2016). Cerveja artesanal e desenvolvimento regional em Santa Catarina (Brasil). PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, 9(3), 47-61.

Plummer, R., Telfer, D., Hashimoto, A., & Summers, R. (2005). Beer tourism in Canada along the Waterloo–Wellington ale trail. Tourism Management, 26(3), 447-458.

Ritchie, J. B., & Crouch, G. I. (2003). The competitive destination: A sustainable tourism perspective. Cabi.

Salles, L. H., Oliveira, A. P., Soares, F. R., Souza, J. P., & Novaes, P. (2023). Análise ergonômica do ambiente construído: estudo de uma panificadora na cidade do Recife. Interscientia, 9(1), 938.

Santos, G. D. V. (2020). Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes? (Dissertação de mestrado). INSPER - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA.

Stickdorn, M., Lawrence, A., Hormess, M., Schneider, J., & Cunha, M. B. (Tradutora). (2019). Isto é Design de Serviço na Prática: Como Aplicar o Design de Serviço no Mundo Real: Manual do Praticante (Edição Português). Editora Bookman.

Taylor, S. A., & Baker, T. L. (1994). An assessment of the relationship between service quality and customer satisfaction in the formation of consumers' purchase intentions. Journal of retailing, 70(2), 163-178.

Tikkanen, I. (2007). Maslow's hierarchy and food tourism in Finland: five cases. British food journal, 109(9), 721-734.

Schiffman, L. G., & Kanuk, L. L. (2005). Comportamiento del consumidor. Pearson educación.

Publicado

2024-09-24

Como Citar

Amaral de Castro, G., S. Oliveira, J. L., Savi Mondo, T., Maracajá, K., & De Luca Filho, V. (2024). Servindo qualidade, alcançando sucesso: uma investigação sobre cervejarias artesanais e turismo. Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8402

Edição

Seção

Artigos