Final Round: Análise de Componentes Aplicada a Atributos de Videogames de Nona Geração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8359

Palavras-chave:

videogames, atributos, análise de componentes, gamer, jogos

Resumo

Objetivo: O objetivo desse artigo é descobrir quais grupos de atributos existentes em um videogame de nona geração e quais os mais relevantes destes.

 

Método: Para isso realizou-se uma survey, com o uso de questionário em escala likert distribuídos nos principais grupos gamers do Facebook, obtendo 404 respondentes e 39 atributos. Para consolidar os atributos foi utilizada a análise de componentes e a técnica de Top Two Box e para verificar o grupo mais relevante.

 

Originalidade/Relevância: Há uma lacuna considerável de conhecimento no assunto, a situação se agrava em termos mercadológicos, pois a maioria dos trabalhos são relacionado a Saúde e Educação.

 

Resultados: Obteve-se 5 grupos de atributos que consolidam os 39 atributos citados. Estes são Preço e Consistência; Alto Rendimento; Jogos e Marca; Serviço e Social; e Aparência, Controle e Inovação. Deste o mais relevante declarado pelo consumidor brasileiro foi o primeiro, Preço e Consistência.

 

Contribuições teóricas/metodológicas: Realizar uma análise de componentes em uma lista longa de atributos de um produto é especialmente interessante pois ajuda na identificação dos mais importantes e direciona esforços para estudos posteriores.

Biografia do Autor

Mario do Amaral Nascimento, UNESA

Mestre em Administração pela UNESA. Pós- Graduado em Marketing Empresarial pela UFF, Graduado em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e Técnico em Informática pela Fundação Bradesco. Com mais de 15 anos de experiência fazendo consultoria em empresas de todos os portes, de multinacionais a pequenas empresas. Nesse interim também lecionando em cursos, aulas e palestras, e produzindo conteúdos sobre diversas áreas de administração, aliando prática a teoria em diversos temas como empreendedorismo, gestão de desempenho, princípios de administração, mapeamento de processos, análise de mercado, etc.

Referências

Aaker, D. A.; Kumar, V.; Day, G. S. (2004) Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas.

Alpert, M.I. (1971) Identification of determinant attributes: a comparison of methods. Journal of Marketing Research, 8, 184-91. DOI:10.1177/002224377100800205

Angnes, D. & Mello Moyano, C. (2013). Atributos de escolha em serviços de restaurantes: Um estudo exploratório. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. 7(2), 317-336. DOI:10.7784/rbtur.v7i2.607.

Arruda Filho, E. J. M. & Gammarano, I.J. (2018) For every game over there is a play again: Analysis of user preferences regarding 7th- and 8th-generation video games consoles, The Journal of High Technology Management Research, 29(1), 46-56. DOI: 10.1016/j.hitech.2018.04.005

Bhattacherjee, A (2012) Social Science Research: Principles, Methods, and Practices. Textbooks Collection. Book 3

da Cruz, J., J. Benjamim., Baumgarten, M.Z.., & Pereira, M.F. (2008) As melhores práticas de estratégia: o caso da Nintendo Co. Revista Fae, 11(2). Recuperado de https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/270

da Silva, G. A., Nogueira, P. A., & Rodrigues, R. (2014) Multimodal vs. unimodal biofeedback in videogames: An empirical player study using a First-Person Shooter. 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). Barcelona, 1-6.

de Groot A., & van Naerssen R. (1969). Studietoetsen: Construeren, afnemen, analyseren [Educational testing: Construction, administration, analysis]. The Hague, Netherlands: Mouton. DOI:10.1515/9783111559728

Dhargalkar, K., Shinde, K.; Arora, Y. (2016) A universal new product development and upgradation framework. Journal of Innovation and Entrepreneurship, 5(27), 1-16. DOI:10.1186/s13731-016-0055-7

Dillon, W.R., Madden, T.J., & Firtle, N.H. (1993) Essentials of marketing research. New York: McGraw-Hill.

Espejel, J., Fandos H.C., & Flavian, C. (2007) The role of intrinsic and extrinsic quality attributes on consumer behaviour for traditional food products. Managing Service Quality, 17, 681-701. DOI:10.1108/09604520710835000

Gallangher, S., Park, S.H. (2002) Innovation and competition in standard-based industries: A historical analysis of the U.S. home video game market. Engineering Management, IEEE Transactions, 49. 67-82. DOI: 10.1109/17.985749

Gallangher, S. & Park, S.H. (2003) Scoring video games' standard contributions. IEEE Potentials, 22(2), 4-14. DOI: 10.1109/MP.2003.1206921

Gammarano, I. J. L. (2018) Segunda chance só no videogame: competição mercadológica e valores envolvidos no processo de consumo de videogames. Revista Contribuciones a la Economía, 2018. ISSN: 1696-8360

Gammarano, I. J. L. & Arruda Filho, E. J. M. (2014) Quando você é o controle: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários do kinect. CODS-Coloquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade. 4(1), 66-80.

García, J. A. C., Galindo, A. del V., & Suárez, R. M. (2018) The effect of online and offline experiential marketing on brand equity in the hotel sector. Spanish Journal of Marketing, 22(1), 22-41. DOI:10.1108/SJME-03-2018-003

Grant, R.M. (2010) Cases to Accompany Contemporary Strategy Analysis. 7th ed. Chichester, United Kingdom. John Wiley and Sons Ltd.

Greco, Clarice; Dal Bello, André (2021). Entre gamers e fãs: performance e identidade de jogadores de videogames. Contracampo, Niterói, v. 40, n. 3; set./dez. 2021. DOI:10.22409/contracampo.v40i3.50460

Griffiths, M., Davies, M. N., & Chappell, D. (2004). Online computer gaming: a comparison of adolescent and adult gamers. Journal of Adolescence, 27(1), 87–96. DOI:10.1016/j.adolescence.2003.10.007

Grönroos, C. A (1984) Service Quality Model and its Marketing Implications. European Journal of Marketing, 18(4), 36–44.

Guins, R. (2016) Video and Computer Games. Oxford Bibliographies, 2016. Estados Unidos, 06 may. 2016. Disponível em: https://www.oxfordbibliographies.com/view/document/obo-9780199791286/obo-9780199791286-0063.xml. Acesso em: 15 jul. 2020.

Hair, J. F., Black, W., & Barry J. B. (2009) Análise multivariada de dados. 6. ed., Porto Alegre. Bookman.

Hotelling, H. (1933). Analysis of a complex of statistical variables into principal components. Journal of Educational Psychology, 24(6), 417-441. DOI: DOI:10.1037/h0071325

Higuchi, M. M. (2018) Digital Games Platforms: a literature review, an empirical assessment of quality and exclusivity in videogame. Market and a study on Project management. São Paulo.

Jacoby, J., Olson, J.C., Haddock, R. (1971) Price, brand bame, and product composition characteristics as determinants of perceived quality. Journal of Applied Psychology, 55(6), 570-579. DOI:10.1037/h0032045

Jolliffe, I. T. (2002). Principal component analysis. New York: Springer. Kinnear, T.C. & Taylor, J.R. (1996) Marketing research: an applied approach. 5th ed. New York: McGraw-Hill.

Kim Szolin, Daria J. Kuss, Filip M. Nuyens, Mark D. Griffiths (2023). I am the character, the character is me": A thematic analysis of the user-avatar relationship in videogames. Computers in Human Behavior, 143, 107694. DOI:10.1016/j.chb.2023.107694.

Kotler, P. (2000) Marketing Management: The Millennium Edition. Person Prentice Hall, Upper Saddle River.

Lagerkvist, C. J. (2013). Consumer preferences for food labelling attributes: Comparing direct ranking and best–worst scaling for measurement of attribute importance, preference intensity and attribute dominance. Food Quality and Preference, 29(2), 77–88. DOI:10.1016/j.foodqual.2013.02.005

Landsman, V. & Stremersch, S. (2011) Multihoming in two-sided markets: An empirical inquiry in the video game console industry. Journal of Marketing, 75(6), 39-54. DOI:10.1509/jm.09.0199

Liu, H. (2010) Dynamics of Pricing in the Video Game Console Market: Skimming or Penetration? Journal of Marketing Research, 47, 428–443. DOI:10.1509/jmkr.47.3.428

Lovelock, C., Wirtz, J., & Hemzo, M. A. (2011) Marketing de serviços: pessoas tecnologia e estratégia. 7 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Malhotra, N. K. (2001) Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3th ed., Porto Alegre: Bookman.

Malhotra, N. K.; Nunan, D., & Birks, D. F. (2017) Marketing Research: an Applied Approach. 5ª ed. New York/Pearson.

Marchand, A. & Hennig-Thurau, T. (2013) Value Creation in the Videogame Industry: Industry Economics, Consumer Benefits, and Research Opportunities. Journal of Interactive Marketing, 27(3),141–157. DOI: 10.1016/j.intmar.2013.05.001

Martins, S., Monteiro, J., Caldeira, D., & Oliveira L. R. (2015) Games and learning – a bibliometric analysis of the scientific production, ICERI2015 Proceedings, 1909-1916.

Mattar, F. N. (2001) Pesquisa de marketing. 3th ed., São Paulo: Atlas.

Mingoti, S. A. (2005) Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 295.

Mokhlis, S. & Yaakop, A. (2012) Consumer Choice Criteria in Mobile Phone Selection: An Investigation of Malaysian University Students. International Review of Social Sciences and Humanities, vol.2, 203-212.

Nascimento, A; (2013) A microeconomic analysis of the competition in the home console videogame industry. Tese de Doutorado. Massachusetts Institute of Technology.

Nascimento, M e Oriol, E (2022) “Round 1”. Descobrimento do perfil e relevância dos atributos de videogames de nona geração. Marketing and Tourism Review. v. 8, n. 2. DOI: 10.29149/mtr.v8i2.7397

Newzoo (2016) - A REGIONAL breakdown of the $99.6 bn. global games market. Newzoo, 2016. Estados Unidos, 6 jul. 2018. Disponível em: https://newzoo.com/insights/infographics/brazil-games-market-2018/. Acesso em: 09 nov. 2020.

Nintendo Switch (2020a) Nintendo, 2020a. Disponível em:

https://www.nintendo.com/pt_BR/switch/system. Acesso em: 08 out. 2020."

Okazaki, S. & Mendez, F. (2013) Exploring convenience in mobile commerce: Moderating effects of gender. Computers in Human Behavior, 29(3), 1234–1242. DOI:10.1016/j.chb.2012.10.019

Oliver, L. R. (1997) Satisfaction a behavioral perspective on the consumer, The McGraw-Hill Companies, Inc. New York

PCW (2018) - 19° PESQUISA Global de Entretenimento e Mídia 2018-2022. PWC, 2018. Disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/outlook-18.html. Acesso em: 09 nov. 2020

Rocha, A., Brantes, J., & Ferreira, Jorge. (2012) Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações. Atlas Humanas Didático.

Sadik-Rozsnyai, O., & Bertrandias, L. (2019). New technological attributes and willingness to pay: the role of social innovativeness. European Journal of Marketing, 53(6), 1099-1124. DOI:10.1108/ejm-12-2016-0834

Santos, M. M., & Coelho, M. de F. (2017). Comportamento Infantil e Ambiente Familiar: Percepções dos Pais de Crianças sobre a Propaganda Infantil. Marketing & Tourism Review, 2(2), 1-29. DOI:10.29149/mtr.v2i2.4559

Sheff, D. (1993) Game Over: How Nintendo Zapped an American Industry, Captured Your Dollars, and Enslaved Your Children. New York: Random House.

Sheskin, D.J. (2000) Procedimentos Estatísticos Paramétricos e Não Paramétricos, Chapman e Hall/CRC, Boca Raton, FL.

Silva, L. E. N., Gomes Neto, M. B., Grangeiro, R. da R., & Carneiro, J. S. (2020). Consumo de Produtos Tecnológicos: Da Funcionalidade ao Status. Marketing & Tourism Review, 5(1), 1-31. DOI:10.29149/mtr.v5i1.5653

Silva, E. M., Freitas, G. A. de, & Rebouças, S. M. D. P. (2021). Qualidade dos meios de hospedagem cearenses: um estudo baseado nas avaliações do consumidor evidenciadas no site TripAdvisor. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 15(3), 2011. DOI:10.7784/rbtur.v15i3.2011

Solomon, Michael R. (2002) O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5ª. ed. Porto Alegre: Bookman.

Sobota, V. C. M., van de Kaa, G., de Reuver, M., & Prajapati, R. (2022). Complementor Participation in Platforms: Evidence from the 7th and 8th Generations of Video Game Consoles. In T. X. Bui (Ed.), Proceedings of the 55th Annual Hawaii International Conference on System Sciences. Vol. 2022-January. Pg. 6689-6698

Spencer, P. (2020) Xbox Series S and Xbox Series X Launch November 10. Xbox Wire, 2020. Estados Unidos, 9 set. 2020 Disponível em: https://news.xbox.com/en-us/2020/09/09/xbox-series-x-and-xbox-series-s-launching-november-10. Acesso em: 10 out. 2020

van Doorn, J., Verhoef, P. C., & Bijmolt, T. H. A. (2007) The importance of non-linear relationships between attitude and behaviour in policy research. Journal Consumer Policy, 30, 75–90. DOI:10.1007/s10603-007-9028-3

Vasconcelos, A., Machado, D., Almeida, S., Arruda, D., & Matos, F. R. (2015). O Papel das Experiências de Consumo na Construção da Imagem das Marcas: Um Estudo nas Companhias Aéreas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 9(1), 138-155. DOI: 10.7784/rbtur.v9i1.745.

Venkatesh, V., Thong, J., & Xu, X. (2012). Consumer Acceptance and Use of Information Technology: Extending the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. MIS Quarterly, 36(1), 157-178. doi:10.2307/41410412

Wang, X., & Goh, D. H. (2017). Video Game Acceptance: A Meta-Analysis of the Extended Technology Acceptance Model. Cyberpsychology, behavior and social networking, 20(11), 662–671. DOI:10.1089/cyber.2017.0086

Wood, R. T. A., Griffiths, M. D., Chappell, D., & Davies, M. N. O. (2004). The Structural Characteristics of Video Games: A Psycho-Structural Analysis. Cyber Psychology & Behavior, 7(1), 1–10. DOI:10.1089/109493104322820057

Zeithaml, V. A. (1988). Consumer Perceptions of Price, Quality, and Value: A Means-End Model and Synthesis of Evidence. Journal of Marketing, 52(3), 2–22. DOI:10.1177/002224298805200302

Downloads

Publicado

2024-04-06

Como Citar

Nascimento, M. do A. (2024). Final Round: Análise de Componentes Aplicada a Atributos de Videogames de Nona Geração. Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8359

Edição

Seção

Artigos