Final Round: Análise de Componentes Aplicada a Atributos de Videogames de Nona Geração
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8359Palavras-chave:
videogames, atributos, análise de componentes, gamer, jogosResumo
Objetivo: O objetivo desse artigo é descobrir quais grupos de atributos existentes em um videogame de nona geração e quais os mais relevantes destes.
Método: Para isso realizou-se uma survey, com o uso de questionário em escala likert distribuídos nos principais grupos gamers do Facebook, obtendo 404 respondentes e 39 atributos. Para consolidar os atributos foi utilizada a análise de componentes e a técnica de Top Two Box e para verificar o grupo mais relevante.
Originalidade/Relevância: Há uma lacuna considerável de conhecimento no assunto, a situação se agrava em termos mercadológicos, pois a maioria dos trabalhos são relacionado a Saúde e Educação.
Resultados: Obteve-se 5 grupos de atributos que consolidam os 39 atributos citados. Estes são Preço e Consistência; Alto Rendimento; Jogos e Marca; Serviço e Social; e Aparência, Controle e Inovação. Deste o mais relevante declarado pelo consumidor brasileiro foi o primeiro, Preço e Consistência.
Contribuições teóricas/metodológicas: Realizar uma análise de componentes em uma lista longa de atributos de um produto é especialmente interessante pois ajuda na identificação dos mais importantes e direciona esforços para estudos posteriores.
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