Lições para o Turismo a partir do uso de eye-tracking nas pesquisas sobre o bem-estar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8330

Palavras-chave:

bem-estar, eye-tracking, turismo, neurociências

Resumo

Eye-tracking pode ser fixo ou vestível (móvel) e tem se configurado como um instrumento relevante de pesquisa para se compreender os estímulos visuais. No contexto de pós-pandemia, os debates sobre o processo de retomada do setor de turismo aceleraram tendências já percebidas de maior procura por destinos menos massificados, mais comprometidos com a temática da sustentabilidade e mais vinculados com experiências de bem-estar e saúde, privilegiando locais com menor concentração de pessoas, notadamente ao ar livre e com maior possibilidade de contato com a natureza. Observa-se que o conhecimento neurocientífico tem elevado o turismo a um outro patamar de questionamentos, permitido inclusive um outro tipo de abordagem teórica conceitual, e de coleta, tratamento e discussões sobre dados. Portanto, o objetivo geral desta revisão sistemática da literatura (RSL) sobre o uso de eye- tracking (ET) para mensurar o tratamento do bem-estar é um passo decisivo para os avanços de estudos no turismo a partir de conhecimentos interdisciplinares. A pesquisa é exploratória, descritiva, de natureza qualitativa, sendo realizada através de consulta a três bases de dados: Scopus, Pubmed e Web of Science (WoS). É mister explicar que para efetivar a busca foram determinados descritores que somam o termo eye-tracking e de variações do termo bem-estar no idioma inglês. Ainda, foi utilizado o suporte do software de análise textual Iramuteq, que permitiu compreender tanto os termos mais recorrentes, quanto os chaves por conta da coocorrência. Foi inventariado, através de um quadro, tecnologias de eye-tracking a partir dos estudos empíricos que os utilizaram, o que facilitou verificar os prós e contras das lições apreendidas. Assim, em síntese, os resultados são organizados em sete preciosas lições compreendidas com a RSL. A expectativa é que essas lições possam contribuir para futuras pesquisas na área, notadamente as experimentais sobre turismo e bem-estar, utilizando eye-tracking em alguma de suas etapas.

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

SANCHO PIVOTO, A., & Fraga, C. (2024). Lições para o Turismo a partir do uso de eye-tracking nas pesquisas sobre o bem-estar. Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8330

Edição

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Artigos