Redes de Pesquisa em Turismo
agrupamento, características e produção científica
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8216Palavras-chave:
Turismo, Grupos de Pesquisa, Pós-graduação, Produção Científica, Pesquisa em TurismoResumo
Este estudo tem por objetivo analisar a atuação de agrupamentos de pesquisa ligados a Programas de Pós-graduação em Turismo. De maneira específica, pretende-se: identificar o cenário dos grupos de pesquisa em turismo no Brasil; e compreender a configuração de grupos de pesquisa em turismo. Para isso, foram selecionados quatro grupos de pesquisa, sendo dois brasileiros e dois estrangeiros: Turismo, Marketing e Competitividade (Brasil); Planejamento e Gestão do Turismo (Brasil); Gender, Entrepreneurship and Social Policy Institute (Reino Unido); e Planificación y Gestión Sostenible del Turismo (Espanha). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. Elegeu-se trabalhar com fonte secundária de dados, a partir das informações disponíveis no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, sites dos grupos de pesquisa e plataformas ResearchGate e CNPq. Foram encontrados 44 grupos de pesquisa em turismo no Brasil, vinculados a PPGs da área do Turismo e 133 linhas de pesquisa. Os resultados apontam crescimento e consolidação dos grupos, sendo 2019 e 2020 os anos com maior quantidade de cadastros, além da longevidade com a atuação de 4 grupos há mais de 20 anos. Em relação aos grupos estudados, percebe-se diferenças em relação à quantidade de linhas de pesquisa, quantidade e categoria de membros, parcerias estabelecidas e produção dos líderes. Os resultados deste estudo auxiliam na compreensão da conjuntura da criação, atuação e consolidação dos grupos de pesquisa em turismo, reconhecendo-os como fontes de conhecimento de grande relevância para o turismo.
Referências
Agnete Vabø, Aina Alvsvåg, Svein Kyvik & Ingvild Reymert (2016). The establishment of formal research groups in higher education institutions. Nordic Journal of Studies in Educational Policy, 2016:2-3, 33896. https://doi.org/10.3402/nstep.v2.33896
Andrade, H.B., de Los Reyes Lopez, E., & Martín, T.B. (2009). Dimensions of scientific collaboration and its contribution to the academic research groups scientific quality. Research Evaluation, 18 (4), 301-311. https://doi.org/10.3152/095820209X451041
Andrade, L. F. S., Macedo, A. S., & Oliveira, M. L. S. (2014) A produção científica em gênero no Brasil: um panorama dos grupos de pesquisa de administração. Revista de Administração Mackenzie, 15 (6), 48-75. https://doi.org/10.1590/1678-69712014/administracao.v15n6p48-75
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (2022). Diretório de Grupos de Pesquisa. http://lattes.cnpq.br/web/dgp
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2019). Documento de Área: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/adm-pdf
Cook I, Grange S., & Eyre-Walker A. (2015). Research groups: How big should they be? PeerJ 3:e989. https://doi.org/10.7717/peerj.989
Cruz, M. M., Oliveira, S. R. A., & Campos, R. O. (2019). Grupos de pesquisa de avaliação em saúde no Brasil: um panorama das redes colaborativas. Saúde Debate, Rio de Janeiro, 43 (122), 657-667. https://doi.org/10.1590/0103-1104201912201
Diniz, D., & Foltran, P. (2004). Gênero e feminismo no Brasil: uma análise da Revista Estudos Feministas. Revista Estudos Feministas, 12(spe), 245–253.https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000300026
Erdmann, A. L., & Lanzoni, G. M. M. (2008). Características dos grupos de pesquisa da Enfermagem brasileira certificados pelo CNPQ de 2005 a 2007. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 12 (2): 316 – 22. https://doi.org/10.1590/S1414-81452008000200018
Fontana, F. (2018). Técnicas de pesquisa. In: Mazucato, T. (Org.) Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE.
Gender, Entrepreneurship and Social Policy Institute. School of Hospitality and Tourism Management (2022). https://www.surrey.ac.uk/school-hospitality-tourism-management/research/gender-entrepreneurship-and-social-policy-institute
Kyvik, S., & Reymert, I. (2017). Research collaboration in groups and networks: differences across academic fields. Scientometrics, 113 (2), 951-967. https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-017-2497-5
Lichtnow, D. (2001). Desenvolvimento e implementação de um protótipo de ferramenta para gestão do conhecimento em grupos de pesquisa. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório UFSC.
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80336
Manca, S. (2018). ResearchGate and Academia.edu as networked socio-technical systems for scholarly communication: a literature review. Research in Learning Technology, 26. https://doi.org/10.25304/rlt.v26.2008
Mattar, F. N. (2014). Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier.
Meira, J. (2014). Estudos de gênero e historicidade: sobre a construção cultural das diferenças. Caderno Espaço Feminino, 27, 202-220.
Mocelin, D. G. (2009). Concorrência e alianças entre pesquisadores: reflexões acerca da expansão de grupos de pesquisa dos anos 1990 aos 2000 no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 6 (11), 35-64. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2009.v6.166
Netto, A. P., Solha, K. T., & De Almeida, M. V. (2009). Relato de Grupo de Pesquisa: “Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade”. Revista Turismo em Análise, 20 (3), 578-582. https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14201/16019
Odelius, C.C, & Sena A. C. (2009). Atuação em grupos de pesquisa: competências e processos de aprendizagem. Revista de Administração FACES Journal, 8 (4). 13-31. https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N4ART162
Oliveira, A. R. de, & Mello, C. F. de. (2014). Indicadores para a avaliação da produtividade em pesquisa: a opinião dos pesquisadores que concorrem a bolsas do CNPq na área de Biociências. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 11 (25), 657-678. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2014.v11.500
Oliveira, S. R. A. (2019). Redes sociotécnicas e translação do conhecimento. Anais do IHMT. 17(supl2):s97-s104. https://doi.org/10.25761/anaisihmt.266
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J. & Shitsuka, R. (2018) Metodologia da pesquisa científica. 1. edição – Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, NTE, e-book.
Planificación y gestión sostenible del turismo. (2022). https://cvnet.cpd.ua.es/curriculum-breve/grp/es/planificacion-y-gestion-sostenible-del-turismo/593
Plataforma Sucupira. Cursos Avaliados e Reconhecidos. (2022). Recuperado de: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoIes.jsf?areaAvaliacao=27&areaConhecimento=61300004
Vilela, N. G. S., Rese, N., & Lourenço, M. L. (2017) Cultura Organizacional no Brasil: um estudo sistemático da relação entre grupos de pesquisa e produção científica nos principais periódicos e eventos em Administração nos anos de 2006 a 2015. Revista de Ciências da Administração, 19 (48), 122-135. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n48p122
Von Wangenheim, C. G., Lichtnow, D., Von Wangenheim, A., & Comunello, E. (2001). Supporting knowledge management in university software R&D groups. International Workshop on Learning Software Organizations, 52-66. 10.1007/3-540-44814-4_7
Zanella, L. C. H. (2013). Metodologia de pesquisa – 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Niehues Gonçalves de Lima, Priscilla Teixeira da Silva, Thayele Oliveira, Ana Paula Lisboa Sohn, Marcos Arnhold Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista