Redes de Pesquisa em Turismo

agrupamento, características e produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8216

Palavras-chave:

Turismo, Grupos de Pesquisa, Pós-graduação, Produção Científica, Pesquisa em Turismo

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a atuação de agrupamentos de pesquisa ligados a Programas de Pós-graduação em Turismo. De maneira específica, pretende-se: identificar o cenário dos grupos de pesquisa em turismo no Brasil; e compreender a configuração de grupos de pesquisa em turismo. Para isso, foram selecionados quatro grupos de pesquisa, sendo dois brasileiros e dois estrangeiros: Turismo, Marketing e Competitividade (Brasil); Planejamento e Gestão do Turismo (Brasil); Gender, Entrepreneurship and Social Policy Institute (Reino Unido); e Planificación y Gestión Sostenible del Turismo (Espanha). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. Elegeu-se trabalhar com fonte secundária de dados, a partir das informações disponíveis no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, sites dos grupos de pesquisa e plataformas ResearchGate e CNPq. Foram encontrados 44 grupos de pesquisa em turismo no Brasil, vinculados a PPGs da área do Turismo e 133 linhas de pesquisa. Os resultados apontam crescimento e consolidação dos grupos, sendo 2019 e 2020 os anos com maior quantidade de cadastros, além da longevidade com a atuação de 4 grupos há mais de 20 anos. Em relação aos grupos estudados, percebe-se diferenças em relação à quantidade de linhas de pesquisa, quantidade e categoria de membros, parcerias estabelecidas e produção dos líderes. Os resultados deste estudo auxiliam na compreensão da conjuntura da criação, atuação e consolidação dos grupos de pesquisa em turismo, reconhecendo-os como fontes de conhecimento de grande relevância para o turismo.

Biografia do Autor

Juliana Niehues Gonçalves de Lima, Universidade Federal do Rio Grande/Universidade do Vale do Itajaí

Professora efetiva da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, atuando nos cursos de Bacharelado em Turismo, Tecnologia em Eventos e Bacharelado em Hotelaria. É Mestra em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajai-UNIVALI, Bacharela em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel e possui curso Superior em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Interesse nos temas: Planejamento e Gestão em Turismo; Projetos Turísticos; Eventos; Turismo em espaços rurais. 

Thayele Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Mestra em Turismo pela Universidade Federal do Paraná- UFPR (2022). Possui graduação em Bacharelado em Turismo (2019) e graduação em Bacharelado em Hotelaria (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atuou como bolsista do Grupo PET-Turismo da Universidade Federal do Rio Grande (2018-2019) trabalhando com a tríade Pesquisa, Ensino e Extensão. Atua nos seguintes temas: Governança Turística; Marketing; Competitividade de Destinos Turísticos; Planejamento de Destinos Turísticos; e Coopetição.

Ana Paula Lisboa Sohn, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC com sanduíche na Universidade do Minho (PT). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Revisora de periódicos nacionais e internacionais Avaliadora ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação de Santa Catarina FAPESC. Coordenadora da Universidade da Criativa Idade, projeto de extensão ligado ao lazer. Coordenadora da pós-graduação em Inovação e Gestão do Conhecimento para Organizações Públicas.

Marcos Arnhold Junior , Universidade do Vale do Itajaí

É Doutor em Turismo e Hotelaria (2017), Mestre em Planejamento Turístico (2006), Especialista em Planejamento, Gestão e Marketing Turístico (2004) e possui graduação em Turismo e Hotelaria (2000) pela Universidade do Vale do Itajaí . Coordena os Cursos de Graduação em Turismo e Hotelaria e de Gastronomia da Universidade do Vale do Itajaí. Atuou como professor responsável pelo Apoio Pedagógico da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade (EACH) da Universidade do Vale do Itajaí. Docente dos Cursos de Graduação em Turismo e Hotelaria, Gastronomia. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Turismo e Hotelaria da Univali. Foi Coordenador do Curso de Turismo da Universidade do Contestado (UnC). Tem experiência na área de Planejamento turístico, atuando como consultor. É membro da Diretoria da ABBTUR-SC e da IGR Costa Verde & Mar. Atua também com turismo público, marketing turístico, conscientização turística, ética no turismo entre outras áreas. 

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Lima, J. N. G. de, Silva, P. T. da, Oliveira, T., Sohn, A. P. L., & Arnhold Junior , M. (2024). Redes de Pesquisa em Turismo: agrupamento, características e produção científica. Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8216

Edição

Seção

Artigos