O uso de técnicas de Crowdsourcing, Big Data e análise de Redes aplicadas à Demanda Turística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8168

Palavras-chave:

TripAdvisor, Big Data, Demanda Turística, pegadas digitais, Planejamento Turístico

Resumo

O presente estudo aplicou técnicas de mineração de dados textuais, análise textual estatística e análise de redes em um banco de dados qualitativo com informações resultantes de comentários provenientes de mídia social especializada em turismo com vistas a analisar o discurso dos visitantes dos Parques Nacionais do Piauí. Estas unidades de conservação são importantes ativos turísticos porque além de abrigarem grande patrimônio natural, são de extrema relevância histórica por conterem milhares de sítios arqueológicos. A metodologia desenvolvida neste artigo apresenta critérios defensáveis e reproduzíveis para ser replicada em qualquer atrativo turístico presente no TripAdvisor, e amplia sobremaneira a compreensão acerca da percepção dos visitantes e da essência dos lugares, facilitando a tomada de decisões de planejadores e gestores de destinos turísticos. Os resultados apresentados foram alcançados a partir do uso de técnicas de automação e programação computacional para extrair um grande volume de dados - Big Data - de rastros (pegadas digitais) deixados pelos viajantes no TripAdvisor, a respeito dos atrativos turísticos de interesse. O banco de dados qualitativos foi minerado com o uso de softwares livres voltados à análise textual, tratamento dos dados e análise das redes. A partir dos resultados foi possível identificar aspectos fundamentais a respeito dos destinos turísticos ora destacados como, por exemplo, a centralidade das temáticas a respeito dos aspectos arqueológicos e o acompanhamento de guias.

O presente estudo aplicou técnicas de mineração de dados textuais, análise textual estatística e análise de redes em um banco de dados qualitativo com informações resultantes de comentários provenientes de mídia social especializada em turismo com vistas a analisar o discurso dos visitantes dos Parques Nacionais do Piauí. Estas unidades de conservação são importantes ativos turísticos porque além de abrigarem grande patrimônio natural, são de extrema relevância histórica por conterem milhares de sítios arqueológicos. A metodologia desenvolvida neste artigo apresenta critérios defensáveis e reproduzíveis para ser replicada em qualquer atrativo turístico presente no TripAdvisor, e amplia sobremaneira a compreensão acerca da percepção dos visitantes e da essência dos lugares, facilitando a tomada de decisões de planejadores e gestores de destinos turísticos. Os resultados apresentados foram alcançados a partir do uso de técnicas de automação e programação computacional para extrair um grande volume de dados - Big Data - de rastros (pegadas digitais) deixados pelos viajantes no TripAdvisor, a respeito dos atrativos turísticos de interesse. O banco de dados qualitativos foi minerado com o uso de softwares livres voltados à análise textual, tratamento dos dados e análise das redes. A partir dos resultados foi possível identificar aspectos fundamentais a respeito dos destinos turísticos ora destacados como, por exemplo, a centralidade das temáticas a respeito dos aspectos arqueológicos e o acompanhamento de guias.

 

Biografia do Autor

Júnia Lúcio de Castro Borges , UFMG

Professora Adjunta do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão. Leciona as disciplinas Planejamento Turístico, Gestão Pública e Turismo e Projetos Turísticos. Doutora em Arquitetura pela UFMG com período sanduíche em Università degli Studi di Cagliari, e doutoranda visitante na Università di Bologna, mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, especialista em Geoprocessamento, especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável e graduada em Turismo. Tem experiência na área de Turismo, Geotecnologias, Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, big data, participação cidadã, ciência cidadã, associações comunitárias, bacias hidrográficas, geotecnologias, planejamento urbano, geodesign e unidades de conservação.

André Riani Costa Perinotto , UFDPar

André Riani Costa Perinotto
Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS/RS). Mestre em Geografia (UNESP/Rio Claro/SP); Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria (SENAC/SP); e Graduado em Turismo (UNIMEP). Professor Associado do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. Professor Permanente do Mestrado em Turismo na UFPR. Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE (Universidade Estadual do Ceará). DIRETOR (2019-2023) da ABRATUR - Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9146688925419493 

Solano de Souza Braga, UFPI / UFDPar

Professor assistente no curso de bacharelado em Turismo e no mestrado em artes, patrimônio e museologia da UFPI/UFDPar. Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPI, Mestre em Geografia, IGC-UFMG (2011); licenciatura em Geografia, UNIVERSO (2014); Licenciatura em Turismo e Hospitalidade pelo Programa de Formação Pedagógica de Docentes do CEFET-MG (2008), Bacharelado em Turismo pelo IGC - UFMG (2006). 

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Borges , J. L. de C., Riani Costa Perinotto , A., & de Souza Braga, S. . (2024). O uso de técnicas de Crowdsourcing, Big Data e análise de Redes aplicadas à Demanda Turística . Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8168

Edição

Seção

Artigos