Ambiência Inovadora e as Práticas de Gestão de Pessoas na Hotelaria de Fortaleza-CE, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v8i3.8013Palavras-chave:
Ambiência inovadora, Hotelaria, Gestão de pessoasResumo
O estudo se propôs a diagnosticar o grau de inovação na prática de gestão de pessoas dos hotéis de Fortaleza, por meio da aplicação do Radar de Inovação. Foram entrevistados doze gestores dos meios de hospedagem associados à Associação brasileira da indústria de hotéis - ABIH/CE. Para atingir o objetivo do trabalho, primeiramente realizou-se uma revisão de literatura com foco no universo da Inovação, e nas ferramentas utilizadas para mensurar inovação. Referente à metodologia, utilizou-se métodos mistos de pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória utilizando-se de questionário e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os resultados apontam que a hotelaria de Fortaleza se encontra no estágio inovador básico. O produto dessa pesquisa foi compartilhado com todos os participantes a fim de contribuir com o acesso a dados científicos que possam auxiliá-los a encontrar soluções para seus problemas ou, ainda, alcançar maior eficácia com o aumento da produtividade e a competitividade através das inovações.
Referências
Amorim, M., & Mortara, F. (2014, November/December). Innovation: The Need to Measure and theCare About the Assessments. RISUS – JournalonInnovationandSustainability, 5, 102-108.
Andrade, M. (1999). Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo, São Paulo: Atlas.
Bachmann, D. L., & Destefani, J. (2008). XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. In Metodologia para estimar o grau das inovações nas MPE (pp. 1-17). Curitiba, Paraná: Anprotec.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo, São Paulo: Edições 70.
Camisón, C., & Monfort-Mir, V. M. (2012). Measuring innovation in tourism from the Schumpeterian and the dynamic-capabilities perspectives. Tourism Management, 4(33), 776–789.
Caravantes, g., Panno, c., & Kloeckner, m. (2005). administração: teorias e processo. pearson.
Castelli, G. (2001). Administração hoteleira (9a ed.). EDUCS.
Chen, J.; Tsou, H. T.; Huang, A. Y. (2009). Service Delivery Innovation: Antecedents and Impact on Firm Performance. Journalof Service Research, 1(12), p. 36-55.
Correia, T. J. (2014). Estratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: Estudo de caso madan parque [Dissertação de mestrado não publicada]. Instituto de Arte, Design e Empresa–Universitário.
Costa, E. d. S., & Neto, A. C. d. R. (2022). Escalas para Mensurar Inovação: Identificação de elementos utilizados para mensurar a inovação no contexto empresarial entre o período de 2002 a 2020. Revista de Inovação, sociedade e Inovação, 8(1), 1–12. https://rasi.vr.uff.br/public/site/images/PDF/564_rasi.pdf
Costa, E. d. S., & Neto, A. C. d. R. (2022). Escalas para Mensurar Inovação: Identificação de elementos utilizados para mensurar a inovação no contexto empresarial entre o período de 2000 a 2020. Revista de Inovação, sociedade e Inovação, 8(2).
Cunha, N. C. V. d. (2005). As práticas gerenciais e suas contribuições para a capacidade de inovação em empresas inovadoras [Tese, Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-20022006-170931/pt-br.php
Dobni, C. B. (2008). Measuring innovation culture in organizations: The development of a generalized innovation culture construct using exploratory factor analysis. European Journal of Innovation Management, 11(4), 1–95. https://doi.org/10.1108/14601060810911156
Dosi, G. (1988). The nature of the innovative process. In G. Dosi, C. Freeman, R. Nelson, G. Silverberg, & L. Soete (Eds.), Technical change and economic theory, 221-238. London: Pinter.
Duarte, S. R., & Silva, P. J. (2015). Gestão familiar versus gestão de rede na hotelaria de Fortaleza. Revista Hospitalidade, 12(2), 626–243.
Edison, H.; Torkar, R.; Bin Ali, N. (2013) Towards innovation measurement in the software industry. Journal Of Systems and Software. [S.L.], p. 1390-1407.
Figueiredo, P. N., Gomes, S., & Farias, R. (2010). Innovative technological capability in firms of the tourism sector: a study of the hotels in the city of Rio de Janeiro during the 1990-2008 period. Revista de Administração Pública, 44(5), 1139–1170. https://doi.org/10.1590/S0034-76122010000500007
Fleury, M. T. L. & Oliveira Junior, M. M. (2002). Aprendizagem e gestão do conhecimento. In: Fleury, M. T. L. (org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente.
Fuck, M. P., &Vilha, A. M. (2012). Inovação tecnológica: Da definição à ação. inovação tecnológica: Da definição à ação. contemporâneos. Revista De Artes E Humanidades, 1(9).
Galvao, M. C. B., Pluye, P., &Ricarte, I. L. M. (2017). Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: Conceitos, construção e critérios de avaliação. Revista de Ciência da Informação e Documentação, 8(2), 4–24. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24
Grissemann, U., Plank, A., & Brunner-Sperdin, A. (2013). Enhancing business performance of hotels: The role of innovation and customer orientation. International Journal of Hospitality Management, 33(1).
Hjalager, M. (2010). A review of innovation research in tourism. Tourism Management, 31(1), 1–12. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2009.08.12
Jones, S. (2016). Alternative perspectives of safety in home delivered health care: A sequential exploratory mixed method study. Journal of Advanced Nursing, 2536–2546.
Kim, L. (1997). Imitation to innovation: The dynamics of Korea’s technological learning. Harvard Business School.
King, N., Dewey, C., & Borish, D. (2015). Determinants of primary school non-enrollment and absenteeism: Results from a retrospective, convergent mixed methods, cohort study in rural Western Kenya. PloSOne, 10(9).
Klement, C. F. F., & Yu, A. S. O. (2008). Inovação em serviços: Análise multicasos em uma organização hoteleira. In Simpósio de excelência em gestão e tecnologia. SEGeT.
Lorenzi Júnior, D., &Siedenberg, D. R. (2014). Inovações tecnológicas e seus efeitos sobre o nível de empregos no setor industrial. In II seminário internacional sobre desenvolvimento regional. https://www.unisc.br/site/sidr/2004/planejamento/18.pdf
Marconi, M. d. A., & Lakatos, E. M. (2007). Metodologia cientifica: Ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis (5a ed.). Atlas.
Marcos, M. L. P. B. (2021). Inovação no setor hoteleiro: Caso de estudo Grupo IMB (Publicação nº 1) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/23009
Minayo, M. C. S. (2010). Técnicas de pesquisa: Entrevista como técnica privilegiada de comunicação (12a ed.). Hucitec.
Néto, A. T. D. S., & Teixeira, R. M. (2011). Mensuração do grau de inovação de micro e pequenas empresas - estudo em empresas da cadeia Têxtil-Confecção em Sergipe. RAI - Revista de Administração e Inovação, 8(3), 205–229.
Ocde. (2005). Manual de Oslo: Diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3 edições.
Orfila-Sintes, F., Crespí-Cladera, R., & Martínez-Ros, E. (2005). Innovation activity in the hotel industry: Evidence from balearic island. Tourism Management, 26(6), 851–865. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2004.05.005
Paredes, B., Santana, G., & Fell, A. (2014). Um estudo de aplicação do radar da inovação: O grau de inovação organizacional em uma empresa de pequeno porte do setor metalmecânico. Revista de Gestão e Tecnologia. Florianópolis, 4(1), 76–88.
Prajogo, D.I & Ahmed, P.K. (2006). Relationships between innovation stimulus, innovation capacity, and innovation performance. R&D Management 36(5).
Robbins, S. P. (2002). Comportamento organizacional. Pearson Education.
Sawhney, M., Wolcott, R. C., & Arroniz. I. (2006). The 12 different ways for companies to innovate. IEEE Engineering Management Review, 45–52.
Sebrae. (2010). Gestão da inovação – inovar para competir. manual do participante. Programa SEBRAE Mais.
Stake, R. E. (2011). Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso.
Sundbo, J., & Gallouj, F. (1998). Innovation in services in seven European countries: The results of work packages 3-4 of the SI4S project. HAL Open Science, 2(3), 1–22.
Tajeddini, K., & Trueman, M. (2012). Managing Swiss Hospitality: How cultural antecedents of innovation and customer-oriented value systems can influence performance in the hotel industry. InternationalJournalofHospitality Management, 31(1), 1119–1129.
Teixeira, Thiciane. (2014). Inteligência competitiva organizacional: um modelo apoiado nos comportamentos de busca, compartilhamento e uso de informação e de tic [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Estadual Paulista.
Valênça, M. N. (2017). Inovações do setor hoteleiro na cidade de Recife/PE [Dissertação de mestrado, Universidade Federal Rural de Pernambuco]. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7188
Valentim, M. L. P., Lenzi, L. A. F., Cervantes, B. M. N., Carvalho, E. L. d., Garcia, H. D., Catarino, M. E., &Tomaél, M. I. (2003). O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, 4(3).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisca Lucélia Souto da Silva, André Riani Costa Perinotto, Samuel Façanha Câmara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista