Identidade de marca como atrativo turístico a partir da percepção de turismólogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7656

Palavras-chave:

turismólogo, identidade de marca, imagem, percepção, Rio Grande do Norte

Resumo

A atividade turística apresenta valores altos no país, principalmente nos meses de alta estação, a cidade de Natal/Rio Grande do Norte (RN) e a praia de Ponta Negra/RN apresentam bons posicionamentos nos rankings do turismo. O estudo inicia trazendo contribuições sobre marca, turismo e imagem e tem como objetivo analisar o valor da marca de Ponta Negra/RN como atrativo turístico a partir da percepção dos turismólogos, partindo do pressuposto que a praia vem perdendo seu valor diante da percepção dos profissionais. Para fins metodológicos, a pesquisa se caracteriza com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, tendo como público-alvo profissionais bacharéis em Turismo que trabalham, moram ou já visitaram Ponta Negra/RN. Como resultados algumas reflexões surgiram ao longo da pesquisa, como o questionamento sobre os turismólogos não mencionarem atrativos locais como alternativas a Ponta Negra/RN. Foi percebido que a praia mantém seu valor, mas precisa de ferramentas para que esse bom posicionamento se mantenha futuramente e não confirme a hipótese que Ponta Negra/RN é vista como um local atrativo e com valor turístico, mas que fatores como infraestrutura, insegurança, entre outros pontos, estão influenciando na queda do seu posicionamento entre os atrativos da cidade e na forma como é percebida pelos turismólogos. Foi possível observar que a imagem de Natal/RN e a praia Ponta Negra/RN continuam bem posicionadas entre os turismólogos e entre os turistas, dado os resultados do questionário aliados aos resultados nos documentos oficiais, concluindo-se que a praia não vem perdendo seu valor, mas alguns fatores podem influenciar na queda da sua imagem futuramente. Desse modo, o estudo pode ser expandido para outros profissionais, como os guias de turismo a partir de uma pesquisa qualitativa, a fim de abordar o tema com maior detalhamento do assunto e dos resultados, além disso pode-se realizar um estudo com um maior quantitativo de entrevistados e realizar a comparação dos públicos abordados.

Biografia do Autor

Mariana Bárbara de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Turismo pela UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: marianabarbaras@gmail.com

Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do NortePPGTUR/UFRN). Mestra em Gestão do Turismo pela UFRN. Bacharela em Turismo e em Administração pela UFRN. Técnica em Gerência pelo Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do grupo de Pesquisas em Marcas e Marketing da UFRN (GPMAR/UFRN). E-mail: islaine_cristiane@hotmail.com.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Bárbara de Souza, M., & Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, I. C. (2022). Identidade de marca como atrativo turístico a partir da percepção de turismólogos. Marketing & Tourism Review, 8(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7656

Edição

Seção

Artigos