Percepções dos Seguidores do Instagram da Prefeitura Municipal de Salvador sobre as Postagens e Recomendações na Mídia Social sobre a Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7448

Palavras-chave:

Instagram, Pandemia, Prefeitura Municipal de Salvador, Capacidade persuasiva da mensagem, Atitude

Resumo

No contexto da pandemia, a comunicação torna-se fundamental para a compreensão dos indivíduos a respeito da gravidade da situação do Covid-19, e tem sido utilizada pelos entes públicos para informar à população sobre as medidas devidas a serem tomadas. O Instagram é uma das redes que mais cresceu nos últimos anos, fato também observado principalmente nesse período de pandemia. O problema de pesquisa norteador deste estudo foi: Qual é a percepção dos seguidores do Instagram da Prefeitura Municipal de Salvador em relação à capacidade de persuasão das mensagens publicadas nesta mídia social sobre as ações a serem adotadas durante a pandemia e o grau de atitude dos seguidores em relação a estas ações? O artigo tem o objetivo principal de entender qual a percepção dos seguidores da PMS no Instagram em relação à capacidade de persuasão das informações divulgadas nesse período de pandemia e entender o grau de atitude dos seguidores em relação à estas ações. Esta pesquisa segue abordagem quantitativa, utilizando como técnica de coleta de dados o survey. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado, com diversas perguntas voltadas para o objeto de estudo, com questões relativa a demografia, sexo, idade, estado, cidade, além de questões voltadas para conhecer a percepção dos usuários do Instagram da PMS, construídas com base na escala de Nunes (2016). A pesquisa teve 278 questionários respondidos válidos, coletados via Google Forms em maio de 2021. O método de análise de dados foi a estatística descritiva básica. Percebeu-se que o nível da qualidade do argumento utilizado foi percebido como alto de uma forma geral, mas no que tange à atratividade da fonte, o indicador é mais baixo relacionado aos demais. Concluiu-se que a maior parte dos seguidores do Instagram da PMS afirmaram seguir as recomendações feitas pela prefeitura durante a pandemia.

 

Biografia do Autor

Diego Reis Silva, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Luciana Alves Rodas Vera, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Administração pela UFMG, com estágio doutoral em Portugal na UAlg. Mestre em Administração pela UFBA.

Orcid:  http://orcid.org/0000-0001-6043-3252

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6396593112157404

Referências

Ajzen, I. & Fishbein, M. (1977). Attitude-behavior relations: a theoretical analysis and review of empirical research. Psychological Bulletin, 84 (5), 888-918.

Amaral, A. L. P & Melo, J. A. M. (2016). A importância das mídias sociais para o marketing de relacionamento. Negócios em Projeção, 7(2), 17-30.

Bhattacherjee, A. & Sanford, C. (2006). Influence processes for information technology acceptance: an elaboration likelihood model. MIS Quarterly, 30 (4), 805-825.

Cheung, C.; Lee, M. & Rabjohn, N. (2008). The impact of electronic word-of-mouth: The adoption of online opinions in online customer communities. Internet Research, 18(3), 229–247.

Cheung, M.; Luo, C.; Sia, C. & Chen, H. (2009). Credibility of electronic word-of-mouth: Informational and normative determinants of online consumer recommendations. International Journal of Electronic Commerce, 13(4), 9–38.

Cheung, C., & Thadani, D. (2012). The impact of electronic word-of-mouth communication: A literature analysis and integrative model. Decision Support Systems, 54(1), 461–470.

Citrin, A. V. (2001). Information quality perceptions: the role of communication media characteristics. 148 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – College of Business and Economics, Washington State University, Pullman.

Clementi, J. A.; Santos, F.; Freire, P. S. & Bastos, L. C. (2017). Mídias sociais e redes sociais: conceitos e características. In: Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo, 1, 2017, Florianópolis.

Darós, M. L. (2016). Vínculos sociais e felicidade: um estudo sobre as relações humanas na Economia Solidária. 2016. 316 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo.

Deutsch, M. & Gerard, H. (1955). A study of normative and informational social influences upon individual judgment. Journal of Abnormal and Social Psychology, 51(3), 629-636.

Época Negócios (2020) Coronavírus: Como o aumento no uso de redes sociais pode afetar a saúde mental. Época Negócios, 2020. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2020/05/coronavirus-como-o-aumento-no-uso-de-redes-sociais-pode-afetar-saude-mental.html>. Acesso em: 28 mai. 2021.

Farias, E. F.; Silva, D. F.; Conceição, V. S.; & Rocha, A. M. (2020). Vitamin D as an Immunological Factor in Combating COVID-19. International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS), 7(6).

Gnipper, P. (2018). A evolução das redes sociais e seu impacto na sociedade - parte 2. Canaltech. Disponível em: <https://bit.ly/3el5scU>. Acesso em: 20 abr. 2021.

Grant, W. B.; Lahore, H.; Mcdonnell, S. L.; Baggerly, C. A.; French, C. B.; Aliano, J. L. & Bhattoa, H. P. (2020). Vitamin D supplementation prevent and treat influenza, coronavirus, and pneumonia infections. Preprints, 19, 988.

Hair, J. et al. (2014). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Thousand Oaks: Sage.

Hsu, C. L.; Lin, J. C. C. & Chiang, H. S. (2013). The effects of blogger recommendations on customers’ online shopping intentions. Internet Research, 23(1), 69-88.

IBGE (2020). Cidades e estados. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/salvador.html>. Acesso em: 21 dez. 2021

Istoé Dinheiro (2021). Número de usuários de internet no mundo chega aos 466 bilhões. Istoédinheiro. Disponível.em<https://www.istoedinheiro.com.br/numero-de-usuarios-de-internet-no-mundo-chega-aos-466-bilhoes/ > Acesso em: 25. nov. 2021

Kaplan, A. M.; & Haenlein, M. (2010) Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media. Business Horizons, 53(1), 59-68.

Krech, D.; & Crutchfield, R. S. (1976). Elementos de Psicologia. 5 ed. São Paulo: Pioneira.

Lambert, W. W.; & Lambert, W. E. (1972). Psicologia social. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar.

Li, H. et al. (2020). Coronavirus disease 2019 (COVID-19): current status and future perspectives. Int J Antimicrob Agents, 55(5). Disponível em: <https://bit.ly/2A9xOGw>. Acesso em: 12 mai. 2021.

Marques, E. C. (1999). Redes sociais e instituições na construção do estado e da sua permeabilidade. Rev. Bras. Ci. Soc. [online], 14(41), 45-67.

Marteleto, R. M. (2001). Análise de Redes Sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ci. Inf., Brasília, 30 (1), 71-81.

Nunes, R. H. (2016). Efeitos de recomendações de líderes de opinião em mídias sociais sobre a intenção de compra de seus seguidores. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

Nunes, R. H.; Ferreira, J. B.; Freitas, A. S. & Ramos, F. L. (2018). Efeitos das recomendações de líderes de opinião em mídias sociais sobre a intenção de compra de seus seguidores. Rev. bras. gest. neg., 20 (1).

Pérez-Escoda, A.; Jiménez-Narros, C.; Perlado-Lamo-de-Espinosa, M. & Pedrero-Esteban, L. M. (2020). Social networks' engagement during the COVID-19 pandemic in Spain: health media vs. healthcare professionals. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(14).

Peter, J. P. & Olson, J. C. (2009). Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. São Paulo: McGraw-Hill.

Petty, R.; & Cacioppo, J. (1984). Source factors and the elaboration likelihood model of persuasion. Advances in Consumer Research, 11, 668-672.

Petty, R.; & Cacioppo, J. (1986). Communication and persuasion: Central and peripheral routes to attitude change. New York, NY: Springer-Verlag.

Portal G1 (2021). O Instagram faz 10 anos como uma das maiores redes sociais do mundo e de olho no TikTok, para não envelhecer. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/10/06/instagram-faz-10-anos-como-uma-das-maiores-redes-sociais-do-mundo-e-de-olho-no-tiktok-para-nao-envelhecer.ghtml>. Acesso em: 19 mar. 2021.

Rezer, R. M.; Knoll, G. F. & Ghisleni, T. S. (2018). Posts publicitários no instagram: análise de formatos, funções e conteúdo. Disciplinarum Scientia, 19(1), 35-43.

Ringle, C. M.; Silva, D.; Bido, D. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56-73.

Rocha Neto, M.; Barreto, L. K. S.; & Souza, L. (2015). As mídias sociais digitais como ferramenta de comunicação e marketing na contemporaneidade. Quipus, 4 (2).

Rydell, R. J.; Sherman, S. J.; Boucher, K. L.; & Macy, J. T. (2012). The role of motivational and persuasive message factors in changing implicit attitudes toward smoking. Basic Appl Soc Psych. 34(1).

Santos, N.D.C. (2021). A experiência no destino e o impacto na qualidade de vida de nômades digitais. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

Silva, P. M. D.; Dias, G. A. (2007). Teorias sobre Aceitação de Tecnologia: por que os usuários aceitam ou rejeitam as tecnologias de informação?.BJIS, 1(2), 69-91.

Silva, P. M. D.; Dias, G. A.; Almeida, J. R. D. (2009). Modelo de aceitação de tecnologia (TAM) aplicado ao Sistema de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas Escolas de Medicina da Região Metropolitana do Recife. In: Encontro nacional de pesquisa em ciência da informação, 10, João Pessoa.

Silva, T. H; Melo, P. O. S. V.; Almeida, J. M.; & Loureiro, A. A. (2017). Uma fotografia do instagram: caracterização e aplicação. Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.

Soares, S. S. D. (2018). As faces da amizade no Facebook: semblante de sociabilidade contemporânea. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Sussman, S.; Siegal, W. (2003). Informational influence in organizations: An integrated approach to knowledge adoption. Information Systems Research, 14(1), 47-65.

Teng, S.; Khong, K. W.; Goh, W. W.; & Chong, A. Y. L. (2014). Examining the antecedents of persuasive eWOM messages in social media. Online Information Review, 38 (6), 746-768.

Torres, C. (2009). A bíblia do marketing digital; tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec.

Wang, R. Y.; & Strong, D. M. (1996). Beyond accuracy: what data quality means to data consumers. Journal of Management Information Systems, 12 (4), 5-33.

Wathen, C. N.; & Burkell, J. (2002). Believe it or not: Factors influencing credibility on the Web. Wiley Online Library, 53(2).

Wixom, B. H.; & Todd, P. A. (2005). A theoretical integration of user satisfaction and technology acceptance. Information Systems Research, 16(1), 85-102.

Wu, C.; & Shaffer, D. R. (1987). Susceptibility to persuasive appeals as a function of source credibility and prior experience with the attitude object. Journal of Personality and Social Psychology, 52(4), 677-688.

Wu, P. C. S.; & Wang, Y. C. (2011). The influences of electronic word-of-mouth message appeal and message source credibility on brand attitude. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 23(4), 448-472.

Zerger, A. P.; Santos, G. G.; Oliveira, L. M.; Duarte, M. M.; Delfino, P. T.; Xavier, S. S.; Cunha, A. C. M.; Carvalho, E. L. L.; & Micheletti, L. R. (2017). Influência das redes sociais no comportamento humano. Congresso Iniciação Científica.

Zheng, J. (2020). SARS-CoV-2: an emerging coronavirus that causes a global threat. Int J Biol Sci, 16(10), 1678–1685.

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Silva, D. R., & Rodas Vera, L. A. (2022). Percepções dos Seguidores do Instagram da Prefeitura Municipal de Salvador sobre as Postagens e Recomendações na Mídia Social sobre a Pandemia. Marketing & Tourism Review, 8(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7448

Edição

Seção

Artigos