MARKETING DE SERVIÇOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO

uma revisão de literatura

Autores

Palavras-chave:

Ciência da informação, Marketing, Marketing de Serviços, Unidades de Informação

Resumo

Diante das significativas mudanças trazidas pelos avanços tecnológicos, o conhecimento sobre Marketing de Serviços surge como fator para a melhoria do atendimento às necessidades dos usuários da informação e a adaptação às exigências dos “novos tempos”. Dessa forma, tem-se como objetivo identificar de que forma o Marketing de serviços pode contribuir para a qualidade dos serviços prestados em Unidades de Informação. Para tal, tem-se como objetivo específico apresentar os 8 P´s do Marketing de Serviços, preço, produto, praça e promoção, processos, paisagem de serviço, pessoas e produtividade, como diretrizes de melhoria. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa e constitui-se como uma Revisão de Literatura, a partir de um protocolo de pesquisa em busca de estudos que contribuam para a discussão dos objetivos delineados, primando pelo rigor e replicabilidade metodológica. A busca por estudos se deu por meio de pesquisa no Portal de Periódicos da Capes resultando inicialmente em quarenta e sete artigos, que, após a aplicação dos filtros, leitura dos títulos e resumos, assim como leitura na íntegra restou em seis artigos que foram organizados em tabela e sintetizados em uma discussão com autores basilares do Marketing de Serviços. Concluiu-se que o Marketing de Serviço apresenta estratégias que podem contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos pelas Unidades de Informação, norteadas pelas dimensões de produto, praça, preço, promoção, paisagem de serviço, processos, pessoas e produtividade em atendimento às necessidades de seus usuários. Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais pelo financiamento à pesquisadora bolsista em nível de Mestrado.

Biografia do Autor

Andréa Fraga Dias Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista da "Fundação de Amparo à Pesquisa" (FAPEMIG).

 

Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada de Marketing da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo  (NEECIM-TUR) e Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu do CEPEAD/FACE/UFMG.

Iury Teixeira de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Docente do curso de Turismo do IFRR.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Fraga Dias Campos, A., de Sevilha Gosling, M., & Teixeira de Sevilha Gosling, I. (2022). MARKETING DE SERVIÇOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO: uma revisão de literatura. Marketing & Tourism Review, 7(1). Recuperado de https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7375

Edição

Seção

Artigos