MARKETING DE SERVIÇOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO
uma revisão de literatura
Palavras-chave:
Ciência da informação, Marketing, Marketing de Serviços, Unidades de InformaçãoResumo
Diante das significativas mudanças trazidas pelos avanços tecnológicos, o conhecimento sobre Marketing de Serviços surge como fator para a melhoria do atendimento às necessidades dos usuários da informação e a adaptação às exigências dos “novos tempos”. Dessa forma, tem-se como objetivo identificar de que forma o Marketing de serviços pode contribuir para a qualidade dos serviços prestados em Unidades de Informação. Para tal, tem-se como objetivo específico apresentar os 8 P´s do Marketing de Serviços, preço, produto, praça e promoção, processos, paisagem de serviço, pessoas e produtividade, como diretrizes de melhoria. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa e constitui-se como uma Revisão de Literatura, a partir de um protocolo de pesquisa em busca de estudos que contribuam para a discussão dos objetivos delineados, primando pelo rigor e replicabilidade metodológica. A busca por estudos se deu por meio de pesquisa no Portal de Periódicos da Capes resultando inicialmente em quarenta e sete artigos, que, após a aplicação dos filtros, leitura dos títulos e resumos, assim como leitura na íntegra restou em seis artigos que foram organizados em tabela e sintetizados em uma discussão com autores basilares do Marketing de Serviços. Concluiu-se que o Marketing de Serviço apresenta estratégias que podem contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos pelas Unidades de Informação, norteadas pelas dimensões de produto, praça, preço, promoção, paisagem de serviço, processos, pessoas e produtividade em atendimento às necessidades de seus usuários. Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais pelo financiamento à pesquisadora bolsista em nível de Mestrado.
Referências
Amaral, S.A.; Guimarães, T.P. (2002). Sites of Brazilian university libraries: study of the functions performed. Repository (FEBAB). Available at: <http://repositorio.febab.org.br/items/show/4136>. Accessed on: Nov. 30, 2021.
Amaral, S.A.; Guimarães, TP (2008). Information unit websites as communication tools with their own audiences. Bibli Meetings: Electronic Journal of Librarianship and Information Science, v. 13, no. 26, p. 147-161, 2008. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n26p147. Accessed on: Nov. 30, 2021.
Batista, S.G.; Costa, M.M.; Viana Neta, M.A.V. Marketing to promote information products and services: a case study from the Presidency of the Republic library. Digital Journal of Library and Information Science. Campinas, v.6, n. 2, p. 83-104, 2009.
Bax, M.P. Web libraries and vice versa. Perspectives in Information Science, Belo Horizonte, v.3, n.1, p. 5-20, 1998. Available at: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/14/375>. Accessed on: Jul 1, 2021.
Bragança, F.F.C., Zaccaria, R.B., Giuliani, A.C., & Pitomba, T.C.D. de T. (2016). Marketing, Creativity, and Innovation in Information Units. Revista Brasileira de Marketing, 15(2), 237–245. https://doi.org/10.5585/remark.v15i2.3277
Cossich, M. (2014). The role of quality and marketing in the referral service. BIBLOS, 28(2), 27–36. https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/4248
Cook, C. The Importance of LibQUAL+TM: a survey for the Association of Research Libraries and Texas A&M University, 2005.
Damasceno, A.C., & Mesquita, J.M.C. de. (2014). Determining attributes of low library use: Study in a federal public education institution. Perspectives on Information Science, 19, 149–169. https://doi.org/10.1590/S1413-99362014000100010
DoityTeam. (2018, September 19). Understand what Qualis Capes is and how it is possible to consult it. Doity. https://doity.com.br/blog/o-que-e-qualis-capes/
Drech, A., Lacerda, D.P.; Antunes Júnior, J.A.V. Design Science Research: research method for the advancement of science and technology. Bookman Publisher, 2015.
Would make. P.M. Systematic Literature Review: contribution to a new investigative paradigm. Methodology and Procedures in the field of Educational Sciences. Practical application to the themes of professional teacher development and educational innovation with digital technologies. 2nd ed. Whitebooks: Santo Tirso, Portugal, 2019.
Ferreira, J.G. de S., & Guerra, M.A.M.A. (2018). Management and marketing in an information unit: Information professional skills. Agenda Information, 3(1), 81–96. https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.32436
Frochot, I., & Hughes, H. (2000). HISTOQUAL: The development of a historic houses assessment scale. Tourism Management, 21(2), 157–167. https://www.cabdirect.org/cabdirect/abstract/20001808183
Jorge, G.A.; Miyake, D. I. Comparative Study of Tools for Mapping the activities performed by consumers in service processes. Production, v.26, n.3, p.590–613, 2015. https://doi.org/10.1590/0103-6513.128413
Kotler, P. Marketing for Non-Profit Organizations. São Paulo: Atlas, 1978.
Kotler, P.T. et al. Principles of Marketing. Eight European Edition Published 2020 (Print and Electronic) Ed. Hoboken: Pearson Education Limited, 2020.
Lancaster, FW Evaluation of library services. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
Libqual. History of LibQual. 2012. Available at:<http://www.libqual.org/about/about_lq/history_lq>. Accessed on: July 2, 2021.
Lovelock, C; Wirtz, J.; Hemzo, Ma. Services Marketing: people, technology, and strategy. Sonia Midori Yamamoto [Translation]. 7. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
Mattos, B. Prof. P. de C. (2015). Types of Literature Review. University of Agricultural Sciences (UNESP). Botucatu Fields.
Gomes, M.A., & Dumont, L.M.M. (2018). Websites in university libraries as tools for training information skills. RDBCI: Digital Journal of Librarianship and Information Science, 16(2), 522–542. https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i2.8650816
Parasuraman, A; Zeithaml, V.A; Berry, L.L. Servqual: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, New York, v.64, n.1, p.12-40, 1988.
Sucupira Platform. (2021). Sucupira Platform. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf
Santos, J.F.dos, & Lubisco, N.M.L. (2018). The development of marketing and its approach to Information Science paradigms. RDBCI: Digital Journal of Librarianship and Information Science, 16(2), 380–396. https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i2.8649765
Sampson, S.E. Visualizing Service Operations. Journal of Service Research, v.15, Issue 2, p.182–198, 2012. Katherine Lemon. https://doi.org/10.1177/1094670511435541.
Szende, P.; Dalton, A. Service Blueprinting: Shifting from a Storyboard to a Scorecard. Journal of Foodservice Business Research, v.18, n.3, p. 207–225, 2015. https://doi.org/10.1080/15378020.2015.1051429
Ottoni, HM Marketing bases for information units. Information Science, Brasilia, v. 25, no. 2, p. 171-176, 1996.
Wirtz, J.; Hemzo, Ma; Lovelock, C. Service Marketing: People, Technology, and Strategy. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andréa Fraga Dias Campos, Marlusa de Sevilha Gosling, Iury Teixeira de Sevilha Gosling
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista