Tecnologia da Informação e Comunicação [TIC] em cursos de graduação em Turismo

Uma análise multidimensional das ementas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7351

Palavras-chave:

Turismo; Tecnologia da Informação e Comunicação; Cursos Superiores, Ementas; IRAMUTEQ.

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação [TIC] estão cada vez mais presentes na sociedade, e o conhecimento sobre estas tecnologias mais requisitadas em uma vaga no mercado. Assim, esse estudo é fruto do Grupo de Pesquisa X, que envolve pesquisadores(as) de Iniciação Científica e do Programa de Pós-Graduação em Turismo, e tem como objetivo investigar a presença da tecnologia e da informação em disciplinas dos cursos superiores de turismo das universidades públicas do Brasil, a fim de entender a inserção das TICs nos planos de ensino dos cursos de Turismo. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, dividida em três etapas: pesquisa bibliográfica a partir dos descritores: “ITC - Information Technology and Communication” e “Tourism” nas bases de dados da Web of Science [WoS] e Publicações de Turismo; pesquisa documental em mídia eletrônica, onde foram levantadas 31 disciplinas relacionadas às TICs em 26 universidades; e por fim, a análise das ementas, no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [IRAMUTEQ], e de suas bibliografias. A partir das análises do software foi possível separar as ementas em 5 classes: Operacional (23,3%); Processual (16,7%); Experiência Turística (20%); Comunicação e Dados (16,7%); e Empresas Turísticas (23,3%). De acordo com a classificação das ementas e a análise das bibliografias, compreendeu-se a aplicação das disciplinas relacionadas às TICs nas instituições de ensino, considerando a importância desses conteúdos na graduação para atender as necessidades do mercado de trabalho em turismo.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Masiero, L., Rangel, B. S., Silveira, C. E., & Medaglia, J. (2022). Tecnologia da Informação e Comunicação [TIC] em cursos de graduação em Turismo: Uma análise multidimensional das ementas. Marketing & Tourism Review, 8(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7351

Edição

Seção

Artigos