Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v7i1.7084

Palavras-chave:

Museu, Qualidade percebida, Qualidade de Serviços, Tourqual

Resumo

A percepção do serviço oferecido nos atrativos e destinos turísticos, é considerado o início de um vínculo do consumidor em relação a qualidade apresentada, influenciando no desenvolvimento do serviço. Com isso, este artigo tem como objetivo analisar a qualidade dos serviços no Museu do Amanhã tendo como base nas percepções dos visitantes. Tendo como instrumento de mensuração o protocolo da avaliação da qualidade e desenvolvimento de serviços e experiência TOURQUAL idealizado pelo Mondo em 2014. E alguns procedimentos metodológicos utilizados foram as pesquisas bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando uma amostragem não-probabilística por conveniência, foi realizada uma coleta de 1450 comentários online do site TripAdvisor no período de visitação de 1 de janeiro de 2018 a 21 de maio de 2021, tabulados em uma planilha do Excel pelo Octoparse, onde passaram por várias etapas de análises. E os resultados gerados nestes processos foram avaliados pelos indicadores e categorias do modelo TOURQUAL, além de fazer uma análise de Mapeamento de Sammon. Os resultados apontaram que a maioria dos indicadores de qualidade foram avaliados positivamente, principalmente os indicadores de qualidade da categoria experiência como aprendizado. Nos comentários online dos visitantes foram encontrados uma boa quantidade de palavras relacionadas a este indicador que apareceram de maneiras positivas, mostrando que o Museu do Amanhã cumpriu as suas funções e objetivos propostos para o seu público.

Biografia do Autor

Adriana da Silva Izaias, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Pós Graduada em em Gestão de Serviços - Ênfase em Turismo pela Faculdade de Turismo e Hotelaria, da Universidade Federal Fluminense. Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(RJ). Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faço parte do grupo de pesquisadores da Linha de Pesquisa Patrimônio Cultural e Turismo em Espaços Militares, do Grupo de Pesquisa Turismo, Gestão e Territórios, da Faculdade de Turismo e Hotelaria, da Universidade Federal Fluminense. As experiências profissionais são nas áreas de Turismo, Planejamento e Organização de Eventos, Educação e Pesquisa. As principais áreas de interesse são: Turismo Cultural, Turismo Militar, Patrimônios Culturais e Históricos, Geografia, Planejamento e Organização de Eventos, Planejamento e Organização de Turismo, Gestão de Serviços e Pesquisa.

Patrick Flores Soares, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Turismólogo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fez parte do Movimento Empresa Junior atuando como Diretor de Gestão de Pessoas na Empresa Renove Júnior - Soluções Ambientais do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental (R9/UFSM 2021), foi Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Turismo (CATUR/UFSM 2018/2019), atuou como Bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPQ do Projeto Clima Ético Organizacional: Validação de Modelo do Grupo de Pesquisa em Comportamento Organizacional na Administração Pública (PPGAP/UFSM 2019/2020). Atualmente é membro do Projeto de Pesquisa Turismo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável O Papel das Universidades Latino-Americanas: Resultados, Avanços e Novos Desafios e do Projeto de Ensino Turismo e Fruição Sustentável: Lazer e Ensino Turísticos no Jardim Botânico de Santa Maria/UFSM, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência na área de Turismo, com ênfase em Gestão de Pessoas, Administração, Administração Pública, Patrimônio Histórico Cultural e Organização de Eventos.

Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gerenciamento de projetos pela FGV. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Administração na UFSC e Pós-Doutor em Turismo pela UFPR.  Professor Efetivo da área de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing ? GEPEM da UDESC e Líder Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão do Turismo - GPGTUR-IFSC. Criador do TOURQUAL, o único modelo testado, validado e registrado de avaliação da qualidade de serviços turísticos. Áreas de pesquisa: Qualidade de serviços turísticos; Marketing Turístico; Administração do Turismo

https://orcid.org/0000-0002-8929-1339

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-01

Como Citar

da Silva Izaias, A. ., Flores Soares, P., & Savi Mondo, T. (2022). Avaliação da Qualidade de Serviços Percebida por Visitantes do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro . Marketing & Tourism Review, 7(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v7i1.7084

Edição

Seção

Artigos