ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA A CAPTAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS NOS CONVENTIONS & VISITORS BUREAU BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.7034

Palavras-chave:

Marketing, Relacionamento], Fidelização, Turismo de negócios, MICE

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as estratégias de Marketing utilizadas pelos Conventions&Visitors Bureau (CVBs) para captar e fidelizar clientes. Para a elaboração deste estudo aplicou-se o Método Delphi utilizando as informações oferecidas por informantes selecionados entre especialistas de CVBs cadastrados na UNEDESTINOS. Com base nos resultados desta pesquisa expõem-se os pontos fortes e os críticos da atuação dos CVBs, além de mapear os pontos a melhorar e permitir a propostas de soluções e aperfeiçoamento na atuação dos CVBs para a captação e promoção de eventos e fidelização de clientes. Dessa forma esse trabalho traz à luz dos CVBs em todo o Brasil a necessidade de inovar sempre em seus métodos de trabalho para, por meio da fidelização de clientes, obter um alcance maior de negócios, garantindo a estabilidade dos eventos e a viabilização dos destinos por meio da exploração responsável dos recursos e riquezas regionais para a captação e promoção de eventos.

Biografia do Autor

Williany Loren Gaia Ferreira Austregesilo, Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GTES-Turismo, Economia e Sustentabilidade (CNPq-UECE). Mestra em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará e MBA em Gestão de Serviços e Relacionamento com o Cliente (UNIFOR). Desde 2016 trabalha na gestão do Relacionamento com Associado no Fortaleza Convention & Visitors Bureau, sendo responsável pela comunicação entre Entidade e Associado.

Jakson Renner Rodrigues Soares, Universidade da Coruña - Espanha; Universidade Estadual do Ceará-Brazil

Professor na Universidade da Coruña, Espanha; Professor Permanente no Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos na Universidade Estadual do Ceará

Larissa Paola Macedo Castro Gabriel, Universidade Estadual do Ceará, Brazil; Universidade da Coruña, Espanha

Coordinadora del libro Gestión, Turismo y Género en Aranzadi. Es Doctora en Planificación Turística por la Universidade da Coruña con investigaciones dirigidas al turismo patrimonial, imagen de destinos y metodologías cualitativas en los estudios turísticos. Es investigadora del Grupo de Investigación Turismo, Economía y Sustentabilidad de la Universidade Estadual do Ceará (UECE-Brasil) con varias publicaciones en revistas nacionales e internacionales.

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Delta do Parnaíba - Curso de Turismo e UECE - Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos

Doutor em Ciências da Comunicação – UNISINOS/RS, Mestre em Geografia (Organização do Espaço) – UNESP/Rio Claro, Especialista em Docência para Ensino Superior (Turismo e Hotelaria) – SENAC/SP e Bacharel em Turismo – UNIMEP/SP. Professor Adjunto do Curso de Turismo da UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba – Brasil) e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE (Universidade do Estado do Ceará). Diretor da ABRATUR - International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7094-3758

Referências

ABEOC. (2013). Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil. Disponível em: http://www.abeoc.org.br/wp-content/uploads/2014/10/II-dimensionamento-setor-eventos-abeoc-sebrae-171014.pdf

Almeida, Alexandre Rodrigues De; Estender, Antônio Carlos. (2017). Marketing de Relacionamento como Diferencial Estratégico Comercial. Empreendedorismo, Gestão e Negócios, vol. 6, n. 6, Mar. 2017, p. 73-90.

Avila, Marco Aurélio; Conceição Souza, Aline; De Araújo Figueira, William; Pereira Da Cruz, Gustavo. (2015). El Método Dep Como Herramienta Para El Análisis De Destinos turísticos. Su aplicación en Ilhéus/BA – Brasil. Estudios y Perspectivas en Turismo, vol. 24, núm. 2, 2015, pp. 414-429 Centro de Investigaciones y Estudios Turísticos Buenos Aires, Argentina.

Botero, Liceth Johanna Mejía. (2016). Planteamiento Del Plan De Mercadeo Para La Dirección Comercial De el Bureau De Medellín Enfocada En El Desarrollo Del Plan Trabajo Estratégico 2017 Con Los Miembros Adherentes De La Fundación. Fundación Universitaria Luis Amigó, Especialización en Mercadeo Estratégico, Medellín 2016.

Campillo–Alhama, Concepción; Martínez–Sala, Alba-María. (2019). La estrategia de marketing turístico de los Sitios Patrimonio Mundial a través de los eventos 2.0. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. ISSN 1695-7121.

CARDOSO, Edna A. De Magalhães. (2019). Festival Folclórico de Parintins: percepções dos fatores de sucesso de um evento turístico cultural na aplicação do Modelo de Bordas e da Teoria de Script. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Tese de Doutorado, Belo Horizonte, 2019.

Chim-Miki, A.F.; Batista-Canino, R. M.; Medina Brito, P. (2016). Coopetición En Un Destino Turístico De Frontera Entre Argentina, Brasil Y Paraguay: El Caso Polo iguassu. Semestre Económico, volumen 19, No. 40, pp. 145-174 • ISSN 0120-6346, julio-septiembre de 2016, Medellín, Colombia.

Ciccotti, L.; Rodrigues, Â. C.; Boscov, M. E. G.; Günther, W. M. R. (2020). Construção De Indicadores De Resiliência Comunitária Aos Desastres No Brasil: Uma Abordagem Participativa. Ambiente & Sociedade. São Paulo. Vol. 23, 2020. Artigo Original, 2020;23:e01231.

Cutrim, Sérgio Sampaio; Tristão, José A. Martelli; Tristão Virgínia T. Valentini. (2017). Aplicação do método Delphi para identificação e avaliação dos fatores restritivos à realização de Parcerias Público-Privadas (PPP). Revista ESPACIOS. ISSN 0798 1015. Vol. 38 (Nº 22) Año 2017.

Demo, Gisela; Fogaça, Natasha; Ponte, Valter; Fernandes, Thais; Cardoso, Humberto. (2015). Marketing de Relacionamento (crm): Estado da Arte, Revisão Bibliométrica da Produção Nacional de Primeira Linha, Institucionalização da Pesquisa no Brasil e Agenda de Pesquisa. RAM, REV. ADM. MACKENZIE, 16(5), 127-160 • SÃO PAULO, SP, SET./OUT. 2015. ISSN 1518-6776 (impresso). ISSN 1678-6971 (on-line).

Dias, Rita De Cássia Barros. (2007). MÉTODO DELPHI: Uma descrição de seus principais conceitos e características. Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes - Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo Curso de especialização em Pesquisa de Mercado em Comunicação São Paulo, julho de 2007.

Díaz-Pompa, Félix et al. (2020). El turismo rural sostenible en Holguín. Estudio prospectivo panorama 2030. El Periplo Sustentable, [S.l.], n. 38, p. 174 - 193, mayo 2020. ISSN 1870-9036.

Fernandes, Gonçalo José Poeta. (2014). A metodologia Delphi como ferramenta de apoio na gestão de destino turísticos. Revista Turismo e Desenvolvimento Nº 21/22. 2014.

Ferreras, Alonso; Víctor Hugo. (2010). Factores Criticos De Éxito Y Evaluación De La Competitividad De Destinos Turísticos, Estudios y perspectivas en Turismo. vol. 19, núm. 2, marzo, 2010, pp. 201-220. Centro de Investigaciones y Estudios Turísticos. Buenos Aires, Argentina.

Fontana, R. F.; Dos Anjos, S. J. G.; Pinto, P. S. L. G. S.; Añaña, E. S. (2019). GESTIÓN DE DESTINOS TURÍSTICOS: Un Análisis Comparativo Entre Dos Destinos Consolidados En Brasil Y Portugal. Estudios y Perspectivas en Turismo Volumen 28 (2019) pp.1 – 20.

Gayer, Priscila (organizadora). (2019). Anais do IV Seminário de Atuação Profissional em Eventos [recurso eletrônico]. Rio Grande do Sul: Editora FURG, 2019, vol. 1.

Landeta, J. (1999). El método Delphi. Una técnica de previsión para la incertidumbre. Barcelona: Ariel.

Landeta Rodríguez, J.; Matey De Antonio, J.; Ruíz Errán, V.; Villarreal Larrinaga, O. (2002). Alimentación De Modelos Cuantitativos con Información Subjetiva: Aplicación Delphi En La Elaboración De Un Modelo de Imputación Del Gasto Turístico individual En Catalunya. QUESTIIO, vol. 26, 1-2, p. 175-196, 2002.

Leite, Brenda Rodrigues Coelho. (2018). Os múltiplos cenários futuros da Fábrica Santa Amélia no contexto turístico de São Luís/MA. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.

Leriz, C. S.; Maritza, R. S.; Nelly, C. De U.; Janet, C. C. (2012). Visión actual del desarrollo turístico urbano de Maracaibo. Método Delphi, Revista de Ciencias Sociales (Ve), vol. XVIII, núm. 3, julio-septiembre, 2012, pp. 430-448 Universidad del Zulia Maracaibo, Venezuela.

Lopes, A. S.; Correa, J. D. S.; Silva, T. C.; Rodrigues, Y. S. (2019). Os Impactos Gerados Pela Greve Dos Caminhoneiros No Brasil E A Resiliência Nos Equipamentos E Serviços Turísticos. Cenário, Brasília | V.7, n.12|59–72| Ago. 2019| Recebido:30/06/2017. ISSN 2318-8561.

Luna, M. C. F. S.; Vieira, D. M. A.; Inacio, C. P.; Torres, C. V. (2018). Impactos Do Turismo De Eventos Num Destino De Ecoturismo: Renovação Da Oferta Turística No Município De Bonito/MS. Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD, v. 9, n. 18 (2018).

Mariutti, Fabiana Gondim; Medeiros, Mirna De Lima. (2018). Culture as a dimension of country brand: the highs and lows of Brazil’s brand image. Tourism & Management Studies, 14(1), 2018, 117-127 DOI: 10.18089/tms.2018.14110

Marques, Jorge, H. S. (2013). Turismo de Negócios: Convention & Visitors Bureau na Região Centro de Portugal. Tese de Doutorado, Universidade de Coimbra, 3º Ciclo de em Turismo, Lazer e Cultura, Portugal, 2013.

Membiela-Pollán, M., Pedreira-Fernández, N. (2019). Digital Marketing tools and competition: an approach to the state of the art. Atlantic Review of Economics, v.3, n.3, 2019.

Ministério do Turismo. (2019). Turismo de negócios cresce 14,7% no primeiro semestre do ano: Setor também teve alta de quase 15% nos gastos destes turistas no Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-de-negocios-cresce-14c7-no-primeiro-semestre-do-ano

Paixão, A. M.; Gândara, J. G.; Paixão, D. D. (2016). Marketing de destinos turísticos: as ações realizadas pela Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB). Revista Iberoamericana de Turismo–RITUR, Penedo, vol. 6, n.2, p. 25-39, 2016.

Perinotto, A. R. C.; Soares, D. B.; Soares, J. R. R. (2020). Websites Oficiais Como Promoção Turística: Um Estudo Comparativo Entre Brasil, França E Holanda À Luz Do Marketing Digital. RTEP, vol. 9, n. 2, jul./dez. 2020.

Ponce, William Patricio Proaño; Pérez, Jorge Freddy Ramírez; Hernández, Iverilys Pérez. (2019). Evaluación del turismo sostenible a partir de criterio de expertos en las costas de Manabí, Ecuador. Avances, ISSN-e 1562-3297, Vol. 21, Nº. 1, 2019, págs. 59-78.

Pulido Fernández, J. I.; Ruiz Lanuza, A. (2017). Propuesta para una agenda de investigación de los impactos del turismo en los destinos Patrimonio de la Humanidad. Boletín De La Asociación De Geógrafos Españoles, (73).

Rosado, Itzel. (2020) ¿Qué es el método Delphi? Disponível em << https://www.questionpro.com/blog/es/metodo-delphi/ >> acesso em 27 jun. 2020.

Rosados, Helen Beatriz Frota. (2015). O uso da técnica Delphi como alternativa metodológica para a área da Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 64-86, set/dez. 2015.

Royo-Vela, M. (2006). Desarrollo de una escala de medida de la imagen de los destinos turísticos culturales-rurales. Girona: Publicacions de la UdG, 2006.

Sampaio, Eliane A. A.; Silveira, Fabiana A. (2018). Gestão Sustentável e Funcional Nas Organizações: Um Estudo Empírico do Aracaju Convention & Visi-Tors Bureau. Revista Expressão Científica - Edição Especial Comtur - ISSN 2447-9209 | 2018.

Sánchez, L. F.; Cotilla, Z. R.; Rodríguez, J. M. P.; Manfugás, J. M. E. (2016). Estrategias para el Fortalecimiento del Turismo Gastronómico en el Cantón Pastaza, Ecuador. Revista Amazónica Ciencia y Tecnología, ISSN-e 1390-5600, Vol. 5, Nº. 2, 2016, págs. 118-136.

Semião, V. M. R.; Azevedo, D. N. (2020). Turismo E Desenvolvimento De Destinos: O Case Aracaju Convention & Visitors Bureau. Rosa dos Ventos -Turismo e Hospitalidade,12(1), 228-242.

Silva, Armandina; Sousa, Bruno. (2018). O Marketing Cultural Na Gestão De Relacionamentos E Fidelização De Públicos: Uma Abordagem Exploratória. European Journal of Applied Business Management, Special Issue, 2018, pp.01-13.

Soares Et Al. (2020a). Impacto do covid-19 no comportamento do turista brasileiro (ebook). Fortaleza: EdUECE.

SOARES Et Al. (2020b). Impacto del covid-19 en el comportamiento del turista español (ebook). Fortaleza: EdUECE.

Soares, Jakson R. R.; Gabriel, Larissa P. M. C.; Perinotto, André R. C. (2019). La Competitividad del Turismo MICE en Galicia: un estudio comparativo con Catalunya y Madrid. Revista Turismo em Análise – RTA| v. 30, n. 2, p. 307-326, maio/ago., 2019.

Souza, L. H.; Pena, L. C. S.; Moesch, M. M. (2017). Conhecimento E Sinergia Como Indutores Da Inovação Regional Em Turismo: O Caso Do Observatório Do Turismo No Distrito Federal (Brasil). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo São Paulo, 11(1), pp. 19-38, jan./abr. 2017.

UNEDESTINOS (2021). Tudo pode - e vai - ficar bom de novo! Aprendendo com a história sem futurologia. Disponível em: https://www.unedestinos.com.br/wp-content/uploads/2021/04/apresentacao.pdf

Vergara, S. C. (2005). Métodos de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas.

Visite Ceará, Vários autores. (2018). Impacto Econômico do Turismo de Eventos Realizados em Fortaleza 2018. Fortaleza –Ceará, 2018.

Visite Ceará, Vários autores. (2020). Disponível em <<http://visiteceara.com/>> acesso em 21 jun. 2020.

Wichels, Susana. (2018). A Potencialidade Das Redes Sociais Na Promoção De Destinos Turísticos: O Caso De Tenerife. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 32 –2018. ISBN 2182-5580 © ESGHT- University of the Algarve, Portugal.

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Ferreira Austregesilo, W. L. G., Soares, J. R. R. ., Macedo Castro Gabriel, L. P. ., & Perinotto, A. R. C. (2021). ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA A CAPTAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS NOS CONVENTIONS & VISITORS BUREAU BRASILEIROS. Marketing & Tourism Review, 6(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.7034

Edição

Seção

Artigos