Dos grãos às telas

O poder do storytelling na comunicação em redes sociais de empresas de chocolate bean to bar no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Redes sociais na internet, Storytelling, Bean to bar, Marketing, Chocolate

Resumo

Este artigo buscou entender como se dá a comunicação das principais marcas brasileiras de chocolates bean to bar nas redes sociais na internet (RSI) e de que forma o storytelling contribui para que essa comunicação seja efetiva e atraente para o consumidor. De natureza qualitativa, a pesquisa faz um estudo de múltiplos casos com as marcas sócio-fundadoras da Associação Bean to Bar Brasil. Os dados foram coletados a partir de informações fornecidas pelo aplicativo Instagram durante três meses. Dessa forma, 194 publicações foram submetidas a análise qualitativa de conteúdo. Este artigo é o primeiro a estudar o storytelling em marcas associadas ao Movimento Bean to Bar no Brasil a partir da perspectiva do marketing em RSI. Bean to bar são chocolates feitos a partir da amêndoa do cacau até a barra do chocolate pelo mesmo produtor, setor que apresenta crescimento mercadológico constante, mas ainda é pouco estudado no Brasil e no mundo. Os principais resultados do estudo indicam que o storytelling é capaz de transformar as estratégias de comunicação nas RSI, fortalecendo a imagem da marca e gerando resultados positivos para as empresas. A partir de estudo empírico, esta pesquisa destaca os principais aspectos que compõem a discussão teórica do storytelling em RSI, os exemplificando na prática a partir dos resultados encontrados. Além disso, também reforça o argumento acerca da importância do storytelling para o marketing de produtos artesanais.

Biografia do Autor

COSTA, J. H. P., Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Bacharel em Comunicação em Mídias Digitais pela Universidade Federal da Paraíba. Ex-bolsista de dois programas de iniciação científica nas áreas de administração, marketing e turismo (CNPq/UFPB).

ANDRADE-MATOS, Mariana Bueno de, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Professora Doutora no bacharelado em Lazer e Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

MATOS, Beatriz Gondim, Universidade Federal do Cariri, Brasil

Professora do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2007), mestrado em Administração e Controladoria (2010) pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco com período sanduíche na Breda University of Applied Sciences (NHTV), Holanda. Líder do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC) da Universidade Federal do Cariri e Bolsista de produtividade em pesquisa, estímulo à interiorização e inovação tecnológica - BPI (FUNCAP). Coordenadora de Extensão do Curso de Administração.Tem experiência em Administração, com ênfase em Marketing de Serviços e Comportamento do consumidor.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Henrique de Paiva Costa, J., Andrade-Matos, M. B. de, & Matos, B. G. (2022). Dos grãos às telas: O poder do storytelling na comunicação em redes sociais de empresas de chocolate bean to bar no Brasil. Marketing & Tourism Review, 7(1). Recuperado de https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/7009

Edição

Seção

Artigos