Dos grãos às telas
O poder do storytelling na comunicação em redes sociais de empresas de chocolate bean to bar no Brasil
Palavras-chave:
Redes sociais na internet, Storytelling, Bean to bar, Marketing, ChocolateResumo
Este artigo buscou entender como se dá a comunicação das principais marcas brasileiras de chocolates bean to bar nas redes sociais na internet (RSI) e de que forma o storytelling contribui para que essa comunicação seja efetiva e atraente para o consumidor. De natureza qualitativa, a pesquisa faz um estudo de múltiplos casos com as marcas sócio-fundadoras da Associação Bean to Bar Brasil. Os dados foram coletados a partir de informações fornecidas pelo aplicativo Instagram durante três meses. Dessa forma, 194 publicações foram submetidas a análise qualitativa de conteúdo. Este artigo é o primeiro a estudar o storytelling em marcas associadas ao Movimento Bean to Bar no Brasil a partir da perspectiva do marketing em RSI. Bean to bar são chocolates feitos a partir da amêndoa do cacau até a barra do chocolate pelo mesmo produtor, setor que apresenta crescimento mercadológico constante, mas ainda é pouco estudado no Brasil e no mundo. Os principais resultados do estudo indicam que o storytelling é capaz de transformar as estratégias de comunicação nas RSI, fortalecendo a imagem da marca e gerando resultados positivos para as empresas. A partir de estudo empírico, esta pesquisa destaca os principais aspectos que compõem a discussão teórica do storytelling em RSI, os exemplificando na prática a partir dos resultados encontrados. Além disso, também reforça o argumento acerca da importância do storytelling para o marketing de produtos artesanais.
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