FATORES DETERMINANTES DA ACEITAÇÃO DE MERCADO DA TECNOLOGIA DO BANCO DIGITAL NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.6695

Palavras-chave:

marketing, aceitação de mercado, aceitação de tecnologia, banco digital, brasil

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estudar os fatores que influenciam a intenção de uso dos bancos digitais pelos potenciais consumidores no Brasil. O referencial teórico fundamenta-se no Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM). Muito embora já tenham sido realizados estudos semelhantes sobre este tema, em vários contextos e em outros países, este é um estudo pioneiro no contexto brasileiro, sobre este tema específico. Por meio de uma abordagem descritiva e quantitativa, dados foram coletados a partir de um questionário, em uma amostra não representativa de 113 potenciais usuários. A análise dos dados foi feita através de regressão linear multivariada. Os resultados indicaram que a percepção de utilidade, a percepção de satisfação, percepção de segurança e privacidade, bem como a renda afetam positivamente a intenção de uso do banco digital e são os fatores mais significativos para a amostra estudada. Além da contribuição acadêmica para os estudos sobre aceitação de tecnologias bancárias, as conclusões contribuem para que os bancos digitais construam estratégias que agreguem valor à percepção desses fatores pelos potenciais consumidores de produtos bancários.

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Borges, L., Figueiredo, P., Uchoa Passos, F., & Marques dos Santos, E. (2021). FATORES DETERMINANTES DA ACEITAÇÃO DE MERCADO DA TECNOLOGIA DO BANCO DIGITAL NO CONTEXTO BRASILEIRO. Marketing & Tourism Review, 6(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.6695

Edição

Seção

Artigos